terça, 02 de março de 2021 - 22:31h
Governo do Amapá autoriza imunização de idosos acima de 75 anos contra covid-19
Serão distribuídas aos municípios 10 mil doses de vacinas que fazem parte da reserva técnica do Estado.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Arquivo/Secom
A medida foi proposta na CIB após sugestão do Coesp, que monitora a situação da covid-19 no estado.

Em reunião extraordinária nesta terça-feira, 2, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) — que discute o planejamento, negociação e implementação das políticas de saúde pública — autorizou a distribuição de 10 mil doses de vacinas da CoronaVac que fazem parte da reserva técnica da Central de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (Cadi).

Com isso, poderão ser imunizadas mais 5 mil pessoas, o que viabiliza que o Governo do Amapá autorize aos municípios a ampliação da vacinação para idosos acima de 75 anos.

A medida foi proposta na CIB após sugestão do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), que monitora a situação da covid-19 no estado.

O secretário de saúde, Juan Mendes, explicou que a cada lote que chega é obrigatoriamente feita uma reserva técnica para garantir a reposição dos imunizantes em caso de possíveis perdas.

“Percebemos que o envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde está cada vez mais espaçado, por isso decidimos que para que não haja paralização da vacinação, vamos iniciar a distribuição dessas vacinas que estavam armazenadas como reserva técnica. Precisamos, sobretudo, que essa vacinação atinja a população idosa, por isso decidimos ampliar a faixa etária desse grupo”, disse.

As doses serão distribuídas proporcionalmente entre os 16 municípios levando em consideração critérios como o número de habitantes. O Amapá aguarda o envio de mais 4.400 doses de vacina por parte do Ministério da Saúde.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá