domingo, 01 de setembro de 2019 - 10:18h
Mães compartilham experiências sobre amamentação no encerramento do ‘Agosto Dourado’
Campanha voltada à importância do aleitamento materno, encerrou nesta sexta-feira, 30, com uma programação especial voltada às mães.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja/Sesa
No encerramento da programação, mães tiveram um lugar especial para fotos

Com 42 dias de nascido, o filho da Renata Antunes ainda tem dificuldades para conseguir ficar no peito na hora da amamentação. Por isso, uma vez ou outra ela tem que ir até o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), para receber apoio das técnicas quanto ao posicionamento correto do bebê.

"Eu fiquei muito triste quando percebi essa dificuldade dele em pegar o peito e, para mim, isso significa muito. Eu sei o quanto o leite é importante para o meu filho crescer saudável e não quero dar nenhum tipo de completo alimentar para ele antes dos seis meses. Com o apoio que recebo aqui, espero que eu consiga", comentou, Renata, emocionada.

Ela foi uma das mães que compartilharam as primeiras experiências com o filho durante a programação de encerramento da campanha "Agosto Dourado", realizada pelo BLH, na tarde desta sexta-feira, 30. O fechamento aconteceu no prédio da Maternidade, devido muitas pacientes não poderem se ausentar do hospital. Para homenageá-las, o espaço foi ornamentado, inclusive, com local para sessão de fotos, além de entrega de brindes e música instrumental.

“Todo o mês de agosto foi dedicado para falarmos da importância do aleitamento materno, e nada mais justo do que encerrarmos a programação com as pessoas que mais contribuem com esse trabalho, que são essas mães", ressaltou a coordenadora do Banco de Leite, Darcyneide Dias.

A coordenadora destacou, ainda, que apesar do encerramento da campanha, o Banco de Leite estará sempre de portas abertas para receber mães que precisem de orientação e ajuda neste período de amamentação. “Nós sempre estaremos aqui para ajudar. Seja recebendo o leite doado ou contribuindo para o bem-estar de uma família, que é o que simboliza o aleitamento", concluiu Darcyneide.

Quem pode doar

Para se tornar uma doadora, a mulher em fase de amamentação deve produzir um volume de leite acima da necessidade de seu bebê, além de ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação.

Interessadas devem procurar o Banco de Leite, que funciona 24 horas por dia, no prédio do Hospital da Mulher Mãe Luzia, na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida FAB, em Macapá, ou ligar para obter mais informações no número (96) 98417-7333. Dessa forma, a mulher deverá fazer um pré-cadastro segundo as orientações fornecidas pela equipe do Banco de Leite, assim que entrar em contato.

Depois de cadastrada, a voluntária passa a receber o kit de doadora, que contém os vasilhames enviados e recolhidos na própria residência.

Quem não tem leite, pode doar recipientes

Todos podem ajudar o Banco de Leite Humano do HMML com a doação de recipientes de vidro com tampa plástica. Pode ser de café solúvel ou maionese, que servirão para armazenar o leite humano doado após esterilização.

 

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá