segunda, 02 de julho de 2018 - 10:00h
Amapá participa de atualização do Guia Alimentar para menores de 2 anos
Publicação do Ministério da Saúde está passando por revisão para que possa conter as especificidades alimentares de todas as regiões do país.
Por: Claudia Cavalcante
Foto: Maksuel Martins/Secom
Uma alimentação saudável é essencial para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças. Para incentivar esse hábito, a Coordenação de Políticas de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Ministério da Saúde (MS) ofereceram nesta quinta-feira, 28, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep) uma oficina para capacitar os profissionais das redes municipais e equipes do Programa Saúde da Família a fazer uso do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos, publicado pelo MS.

Além de aprender sobre o guia, os profissionais ajudaram na atualização da publicação, que está passando por um processo de revisão, para que possa conter as especificidades alimentares de todas as regiões do país.
Segundo Helissa Moreira, da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do MS, as oficinas estão sendo feitas em todos os estados, considerando as diversidades culturais e regionais que existem no Brasil, um país muito extenso e com hábitos alimentares diversos.

"O Guia pode ser usado tanto pelos profissionais, como pela própria população. Ele traz recomendações específicas para a criança desde o nascimento até os 2 anos de idade. E essa fase é importante, uma vez que, é nela que a criança forma os hábitos alimentares", explica Helissa Moreira.

A gerente da Atenção Básica da Sesa, Ellen Maria Holanda, considera que poder contribuir para a reformulação do guia é uma oportunidade ímpar para que os profissionais da saúde discutam sobre alimentação saudável.

"Temos de fazer com que, a partir das crianças, a nossa população possa se nutrir de alimentos regionais como frutos, peixes e as nossas iguarias. Vamos trabalhar de forma que a gente consiga dar visibilidade aos nossos produtos, para que eles sejam incluídos na alimentação local das crianças desde o momento em que elas puderem consumir os alimentos sólidos", afirma Ellen Maria.

A oficina fez parte da programação da I Jornada Estadual de Políticas Públicas Integradas de Saúde na Infância e Adolescência, que aconteceu de 25 à 28 e reuniu cerca de 200 profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), educação e de outros segmentos sociais que trabalham diretamente com a população na faixa etária de 0 a 18 anos. O evento abordou temas relativos aos cuidados para cada faixa etária do crescimento.

Simultaneamente à oficina, aconteceu no auditório do Museu Sacaca, o Seminário para Proteção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, que tratou da obesidade, do sedentarismo e, discutiu o panorama de como está a situação no Amapá quanto a esses fatores de risco. E também definiu as políticas públicas de enfretamento a esses fatores.