sexta, 29 de março de 2019 - 09:45h
Sesa adere ao projeto nacional de fortalecimento da gestão estadual do SUS
O projeto tem o intuito de auxiliar a Sesa na construção de planejamento estratégico e demais instrumentos de gestão.
Por:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou na sexta-feira, 29, a capacitação de 30 servidores que compõem o corpo técnico da secretaria, com o objetivo de fortalecer os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), através da elaboração de um mapa estratégico da de ações, integração entre os instrumentos de planejamento do SUS, planejamento físico orçamentário e a elaboração do Plano Estadual de Saúde 2020-2023.
O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, destacou que o envolvimento de todos os setores da Sesa é fundamental para fazer com que o projeto tenha resultados concretos, que poderão ser vistos ao longo da gestão, para alcançar o objetivo principal que é melhorar a rede do SUS para a população. “As capacitações dos servidores são de extrema importância, pois é a partir daí que começaremos o processo de fortalecimento da saúde estadual, uma vez que faremos uma análise dos problemas para encontrar melhores estratégias que ofereçam serviços de qualidade para o estado”, afirma Calandrini.
O Projeto de Apoio ao Fortalecimento do SUS é desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e instituições de excelência em saúde do país, que, neste caso, estão representadas pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A iniciativa está sendo implantada em todas as Secretarias Estaduais de Saúde e o objetivo é que o plano nacional seja pactuado de acordo com a necessidade de cada região.
“Os planejamentos estaduais precisam seguir um padrão de qualidade, que de acordo com a regionalidade de cada Estado, para que, assim, possamos, de fato, fortalecer os serviços do SUS. Nosso trabalho não vai parar por aqui, veremos sempre um acompanhamento detalhado para que o plano estadual seja elaborado e concretizado até 2023”, destaca o consultor do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, Rilke Públio.
A programação terá continuidade neste sábado, 30, e ainda haverá mais seis oficinas de capacitação que serão realizadas até julho deste ano, e depois três oficinas de monitoramento a partir de agosto.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá