segunda, 02 de abril de 2018 - 09:04h
Governo do Estado inaugura Ouvidoria na UPA Zona Norte
Setor irá tornar mais eficiente o gerenciamento da unidade e identificar quais as principais áreas que devem ser priorizadas.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues
Secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, destacou a importância das ouvidorias para os usuários do SUS

O Governo do Estado do Amapá (GEA) inaugurou na terça-feira, 27, a Ouvidoria do SUS na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, em Macapá. A ouvidoria é um canal direto com o usuário do sistema de saúde estadual, que, por algum motivo, teve dificuldade em acessar os serviços ofertados. O objetivo é solucionar demandas de saúde e evitar processos judiciais.

Com a implantação do órgão, a administração da unidade poderá identificar, de forma mais eficiente, quais as principais áreas que devem ser reforçadas para melhorar o atendimento à população.

“Já ficou evidente a importância das ouvidorias nas unidades, faz parte de uma política da Secretaria de Saúde. No ano passado, implantamos nos hospitais de Laranjal do Jari e Oiapoque. A tendência é alcançarmos todas as unidades para ouvir o usuário e facilitar a gestão a ter um feedback do serviço que estamos oferecendo para a população”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini.

Segundo ouvidor-geral do SUS, Adnaldo Santos, através dos indicativos colhidos, junto aos pacientes no setor, é possível promover a integração entre as áreas da gestão para uma resposta mais rápida aos que necessitam dos atendimentos da unidade.

“A ouvidoria é uma referência para o usuário caso ele tenha dificuldade para acessar algum serviço da rede, e lá podemos ajudar dando orientações, informações, solicitações para resolver o problema do usuário”, explicou Santos.

Desde que foi inaugurada, em 2014, o GEA tem investido para melhorar os serviços na UPA Zona Norte, que registra, em média, 7.500 atendimentos, por mês. A unidade já recebeu sala de estabilização, sala de observação pediátrica e adulta. Para poder receber recursos do Ministério da Saúde, a unidade passa por adequações na sua estrutura.

A Ouvidoria da UPA irá funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18h. Aos fins de semana e feriados, o usuário que precisar de atendimento pode entrar em contato com a Ouvidoria Central da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) através dos números (96) 99197-8754 e (96) 99111-5258, das 7h às 19h

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá