segunda, 01 de março de 2021 - 11:45h
Covid-19: Governo do Amapá monitora pacientes e familiares por telemedicina
Em torno de 120 ligações são feitas por semana em busca dos casos ativos da doença.
Por: Nathanael Zahlouth.
Foto: Nathanael Zalouth
Equipe da SVS atendendo via telemedicina.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/SVS) está monitorando e acompanhando pessoas com covid-19, também, por meio da telemedicina, que consiste no uso das tecnologias para aproximar profissionais de saúde dos pacientes, facilitando o atendimento à distância.

A partir do resultado dos exames repassados pelo Núcleo de Vigilância Laboratorial da SVS, os agentes de saúde entram em contato telefônico com a pessoa infectada e acompanham o seu quadro, assim como fazem o controle e monitoramento epidemiológico dos familiares do paciente.

A equipe é auxiliada por médicos e enfermeiros que ajudam a identificar casos mais graves e acompanham o uso de medicamentos.

"Se alguém apresentar sinal de agravamento, os agentes avisam aos médicos da equipe que entram em contato com a pessoa para atendimento.  Na telemedicina, os pacientes são orientados sobre: os sinais de agravamento, o tratamento precoce, o uso de máscaras, e o isolamento necessário para a prevenção da expansão da doença", declarou a médica e coordenadora do Cievs, Maylin Rodriguez.

Em torno de 120 ligações são feitas por semana em busca dos casos ativos da doença. Quando necessário, a equipe se desloca até o paciente para melhor investigação. 

 
 
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá