Banco de Leite


Sobre o Banco de Leite Humano

Endereço: Av. Fab, 895 - Santa Rita, Macapá - AP, 68901-259

Telefone: 96-98115-9018 (WhatsApp)

E-mail: bancodeleite.ap@gmail.com

 

Um Banco de Leite Humano e o Posto de Coleta de Leite Humano (BLH/PCLH) têm a missão de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, assim como fazer a coleta, processamento e distribuição do leite humano. Além dessas atividades, o banco de leite também faz a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado, visando à redução da mortalidade infantil e à melhoria da qualidade de vida da população. 

O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, foi implantado em 2002, tendo seu efetivo funcionamento em 2003 e a partir de 2004 passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano recebendo o título de Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano. Em outubro de 2012 o BLH foi credenciado na Rede IberoAmericana de Bancos de Leite Humano.

O Amapá possui 01 BLH, que é o Centro de Referência Estadual, e 02 PCLH’s, um no Hospital Estadual de Santana e outro no Hospital São Camilo.

 

Apoio ao aleitamento

Se necessitar de orientações sobre amamentação e/ou esteja com problemas nas mamas no período da amamentação, entre em contato com o Banco de Leite ou faça uma visita, o atendimento é 24h todos os dias, sendo o acesso pela recepção do Hospital da Mulher Mãe Luzia.

 

Doação de leite materno

A mãe que deseja se tornar doadora pode ir ao BLH ou PCLH, mas caso prefira pode solicitar a visita da equipe do BLH em sua residência ou trabalho. A equipe entrega o kit completo e orienta sobre a coleta e armazenamento do leite e uma vez por semana a equipe do BLH passa para buscar a doação (em Macapá e Santana).

*Doadora é toda mulher em boas condições de saúde, com excedente de leite e que se disponha a doar voluntariamente.

 

Importante

Toda mãe que precise se ausentar de casa por algum motivo ou que tenha seu filho internado (prematuro ou doente), deve aprender a coletar, conservar e armazenar o leite para o próprio filho. Retirando leite, a mãe mantém a produção e seu filho é alimentado adequadamente quando ela precisar se ausentar.

Bebês alimentados somente com leite humano, nos primeiros seis meses de vida, e que continuam mamando até os dois anos ou mais, são mais fortes, saudáveis e inteligentes.

Nunca deixe seu filho mamar no peito de outra mulher e não ofereça leite que não seja seu ou do banco de leite sem indicação médica.

Evite o uso de chucas, mamadeiras ou chupetas, pois elas podem interferir na amamentação, podendo o bebê até deixar de mamar.

 

Ajude a salvar vidas. Seja uma doadora de leite humano!

 

 



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá