Escolha dos Professores

Para tanto, o grupo condutor do Projeto de PMF em análise com a Gestão Assistencial da SESA e considerando o tema da capacitação que se refere à Prescrição de Fitoterápicos, convida o Professor Dr. Nilton Luz Netto Junior, Professora Dra. Henriqueta Tereza do Sacramento e Professor Dr. José Carlos Tavares para ministração da capacitação aos Profissionais Prescritores da Saúde do Estado. A proposta de capacitação está alinhada aos interesses da Secretaria do Estado de Saúde em incluir as Plantas Medicinais e Fitoterápicos como tratamento complementar e integrativo no SUS ampliando assim, os serviços terapêuticos ofertados á população.

Segue abaixo o Currículo Resumido dos professores convidados a abordar o tema de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Estado.

 

Dr. NILTON LUZ NETTO JUNIOR - Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciências da Saúde - área de concentração de produtos naturais - pela Universidade de Brasília e especialista em Farmacologia Clínica pela Organização de Farmacêuticos Iberolatinoamericanos. Possui experiência de 27 anos na gestão de Fitoterapia em Unidade Pública de Saúde e experiência de 19 anos como docente universitário nas áreas de farmacognosia e fitoterapia. É servidor público efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, onde chefia o Núcleo de Farmácia Viva. Também atua como professor do Curso de Farmácia do Centro Universitário Euroamericano de Brasília. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas. Comendador Farmacêutico, título honorífico concedido pelo Conselho Federal de Farmácia. Por duas vezes foi condecorado com a Honra ao Mérito Farmacêutico pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal.

 

HENRIQUETA TEREZA DO SACRAMENTO – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1982), especialização em Homeopatia (IHB-RJ), Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO-ES) , Gestão em Serviços e Sistemas de saúde (UFES) e Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2015). É professora assistente da Disciplina Medicina e comunidade da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória desde 2017. Atua como médica da Secretaria Municipal de saúde de Vitória desde 1989, sendo idealizadora do Programa de Fitoterapia e de Hortas urbanas comunitárias. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Fitoterapia, Homeopatia, serviços públicos e atenção primária em saúde. Atua com Referência técnica em Práticas integrativas e complementares em Saúde na Secretaria municipal de Saúde de Vitória desde 2013. Primeiro lugar na apresentação do poster durante I Congresso Brasileiro de Fitomedicina: O percurso do Programa de Fitoterapia do Município de Vitória-ES, Sociedade Brasileira de Fitomedicina. Participação em assessoria no Grupo Consultor técnico Fitoterapia do Departamento de assistência farmacêutica do MS em 2002 e na Subcomissão de assessoramento técnico em fitoterapia na ANVISA. 2001.

 

Dr. JOSÉ CARLOS TAVARES CARVALHO - Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D - Concluiu o doutorado em Fármacos e Medicamentos (SP-Capital) pela Universidade de São Paulo em 1998. Realizou estágio de pós-doutoramento no IFP-Berlin-Alemanha. Ex-Reitor da Universidade Federal do Amapá (período 2006-2014). Professor Titular da Universidade Federal do Amapá. Membro titular da Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira no. 47. Membro do Comitê de Assessoramento da área de Farmácia do CNPq. Membro do Conselho Deliberativo da Farmacopéia Brasileira. Foi Vice-Presidente da UNAMAZ (Associação das Universidades Amazônicas). Membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA - MS (CATEF). Membro da Câmara Técnica de Espécies Ameaçadas da Comissão Nacional da Biodiversidade - CONABIO. Coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. Coordenador da Rede Amazônica de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos - RANAF. Coordenador da Rede Amazônica de Pesquisa em Biofármacos - RAPBioFar. Coordenador Local do INCTRENNORFITO - Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos - CNPq. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fármacos do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Amapá. Professor Visitante (Estágio Sênior com bolsa da CAPES - Processo: EST-SENIOR 88881.120909/2016-01) no Laboratório de Farmacologia de Productos Naturales do Departamento de Farmácia da Faculta de Química da Universidad Nacional Autónoma de Mexico - UNAM. Publicou 210 artigos em periódicos especializados e 136 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 livros publicados e 3 capítulos de livros. Possui 2 produtos tecnológico registrados. participou de 52 eventos no exterior e 155 no brasil. Orientou 38 dissertações de mestrado, 13 teses de doutorado e co-orientou 4, além de ter orientado 35 trabalhos de iniciação científica nas áreas de farmacologia, farmácia e medicina. Recebeu 18 prêmios e/ou homenagens. Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 4 destes. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Membro da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Membro da the American Society of Pharmacognosy. Membro da Zebrafish Disease Models Society (ZDMS). Membro da ISE International Society for Ethnopharmacology. Atua na área de farmácia, com ênfase em ensaios biológicos. Em suas atividades profissionais interagiu com 391 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: antiinflammatory, anti-inflamatório, analgesic, analgésico, anti-inflamatório, anti-úlcera gástrica, anti-inflamatória, Casearia sylvestris, fitoterápicos e óleo essencial.



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERáPICOS - Secretaria de Sáude do Estado do Amapá
Av. Felíciano Coelho, 1509 - Trem, Macapá - AP, 68901-025 - -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá