quarta, 30 de outubro de 2019 - 12:40h
Curso capacita fisioterapeutas para prescrição de cadeiras de rodas
Os profissionais serão certificados para tirarem as medidas corretas para que as cadeiras de rodas possam atender às necessidades específicas de cada paciente.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues/Sesa


Uma parceria entre o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está proporcionando uma capacitação de fisioterapeutas da unidade, para habilitação na prescrição e adaptação de cadeiras de rodas para pacientes com algum tipo de dificuldade ou incapacidade de locomoção. A parceria também prevê a doação de cadeiras de rodas aos pacientes.
O curso iniciou na segunda-feira, 28, e terá carga horária de 40 horas, estendendo-se até sexta-feira, 1°. Esta é a segunda vez que profissionais do Creap são capacitados pela igreja, que possui um programa mundial de campanhas de doações e projetos sociais.
Os profissionais serão certificados para tirarem as medidas corretas para que as cadeiras de rodas possam atender às necessidades específicas de cada paciente.
No primeiro ano da parceria, foram doadas 600 cadeiras de rodas. Desta vez, a previsão é de que 500 cadeiras sejam entregues aos pacientes cadastrados pelo Creap.
O coordenador do programa de doações e capacitações de cadeiras de rodas da igreja no Brasil, Fábio Móttola, falou que o objetivo final do programa é proporcionar qualidade de vida para pessoas que precisam usar cadeiras de rodas.
“Fazemos parcerias com centros de reabilitação, como o Creap, já que o programa propõe que as instituições sejam mais fortes e com uma qualificação cada vez melhor para atender aos pacientes de maneira que a cadeira seja realmente um benefício para o usuário. Baseamos nosso treinamento em um programa básico da Organização Mundial da Saúde [OMS]”, disse.
Além de fisioterapeutas do Creap, participam do curso representantes dos municípios de Laranjal do Jari, Tartarugalzinho, Santana, Mazagão, Serra do Navio e instituições como a Casa da Hospitalidade e Abrigo São José.
A capacitação desses profissionais vai facilitar a prescrição de cadeiras para pacientes que moram no interior, já que eles não precisarão se deslocar até o Creap, em Macapá.
O fisioterapeuta Marcos Ventura está participando do curso. Para ele, a capacitação está proporcionando dois sentimentos: o de poder ajudar a população de uma forma melhor, e o profissional, de ampliar a capacidade de atendimento.
“É uma experiência muito importante para facilitar o acesso dos usuários de cadeiras de rodas e fazer uma indicação mais assertiva para que possam se beneficiar e não desperdiçar esse equipamento, que é tão essencial. Queremos que a cadeira esteja o mais próximo de suprir todas as necessidades de mobilidade que cada um deles possui”, finalizou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá