terça, 03 de junho de 2025 - 07:00h
Hospital da Criança e do Adolescente recebe habilitação do Ministério da Saúde para única UTI pediátrica do Amapá
Unidade passa a receber recursos federais que permitem investimentos em recursos humanos e tecnológicos e melhor organização dos serviços nos 20 leitos.
Por: Karla Marques/Sesa
Foto: Foto: Divulgação/Sesa
Habilitação do Ministério da Saúde reconhece oficialmente a unidade como apta a prestar atendimento intensivo pediátrico
O Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) do Governo do Amapá recebeu, oficialmente, a habilitação do Ministério da Saúde que reconhece o padrão de qualidade da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, a única do estado, dentro das normas do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Na prática, isso garante que o Governo Federal passe a custear integralmente os serviços prestados nos 20 leitos da UTI, que até então, funcionavam regularmente, mas sem receber recursos federais. A habilitação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 22 de maio de 2025, por meio da Portaria GM/MS nº 6.970.
 
O processo envolveu a apresentação, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de uma nova proposta no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde que comprova o cumprimento de critérios técnicos e assistenciais exigidos, incluindo estrutura física, equipe especializada e rotinas institucionais definidas.

Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá | Foto: Jhon Martins/GEA


"Essa é uma ótima notícia, e mais um importante passo que a saúde pública estadual dá para a melhoria dos serviços prestados à nossa população. Com essa habilitação conquistada pelo HCA, o Governo do Estado poderá investir ainda mais em outras frentes, como a abertura de novos leitos. Esse é mais um compromisso do governador Clécio Luís ao priorizar a saúde do Amapá", pontuou a secretária de Saúde, Nair Mota.  

A UTI pediátrica do HCA foi inaugurada em 2004, quando foram habilitados cinco leitos. Em 2022, a unidade foi ampliada para 20 leitos, mas sem habilitação do SUS, sendo custeadas exclusivamente com recursos estaduais. Com a reestruturação da atual gestão, todos os leitos foram reconhecidos pelo MS.

UTI pediátrica do HCA recebeu equipamentos e equipe multiprofissional dentro das normas do SUS
UTI pediátrica do HCA recebeu equipamentos e equipe multiprofissional dentro das normas do SUS | Foto: Divulgação/Sesa


Com a nova habilitação, os 20 leitos passam a ser custeados pelo Ministério da Saúde, o que permite maior estabilidade financeira, investimentos em recursos humanos e tecnológicos e melhor organização dos serviços.

Entre os principais critérios atendidos estão os da Portaria GM/MS nº 2.862/2023, que exige linha de cuidado progressivo, disponibilidade de equipamentos específicos e equipe multidisciplinar qualificada, além dos parâmetros da resolução RDC nº 07/2010 da Anvisa, que trata da segurança assistencial e da infraestrutura hospitalar.

A UTI pediátrica do Hospital da Criança e do Adolescente está equipada com todos os dispositivos preconizados pela resolução da Anvisa, incluindo monitor multiparamétrico, ventilador mecânico, aspirador de secreção, máquina de hemodiálise, carrinho de emergência e leitos adequados ao atendimento intensivo. A unidade também oferece suporte diagnóstico completo, com serviços de imagem, laboratório e assistência farmacêutica.

O atendimento é garantido por uma equipe multiprofissional altamente especializada, formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, odontólogo e nutricionista. Essa composição assegura o cuidado integral e contínuo às crianças em estado grave.

Com a nova habilitação, todos os 20 leitos passam a ser custeados pelo Ministério da Saúde
Com a nova habilitação, todos os 20 leitos passam a ser custeados pelo Ministério da Saúde | Foto: Divulgação/Sesa


A taxa média de ocupação da UTI pediátrica do HCA é de 80%, no entanto, com o surto de síndromes respiratórias enfrentado pelo Amapá, a unidade está atuando com a capacidade máxima. O impacto da habilitação deve ser sentido diretamente na qualidade do atendimento e no planejamento orçamentário do estado.

"Essa habilitação é uma conquista histórica para a pediatria no Amapá. A UTI do HCA sempre funcionou dentro dos padrões de qualidade, mas agora, com o reconhecimento formal, garantimos o custeio adequado e condições reais para manter os 20 leitos operando com segurança e continuidade", ressaltou o enfermeiro Aldecy Serrão, responsável técnico do Serviço de Faturamento do HCA.

Com a habilitação, o Amapá passa a contar oficialmente com a única UTI pediátrica credenciada do estado, um avanço fundamental para o atendimento de crianças em estado grave que precisam de cuidados intensivos.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2026 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá