
Durante a abertura, o coordenador estadual de Triagem Neonatal, Mylner Fermiano, destacou o avanço histórico do Programa Nacional de Triagem Neonatal, instituído em 2001, e reforçou a importância da política pública como estratégia de saúde para a primeira infância.
"O teste do pezinho permite detectar precocemente doenças hereditárias e iniciar o tratamento antes que causem danos irreversíveis. É um direito garantido e uma responsabilidade coletiva", afirmou Fermiano.
Entre as doenças mais comuns identificadas na triagem estão a anemia falciforme, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e toxoplasmose congênita — esta última com maior incidência na região Norte.
A enfermeira obstetra, Francielle Quaresma, responsável técnica pelo serviço de Triagem Neonatal no estado, explicou que o ideal é que o exame seja realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê, período considerado "janela de ouro" para a coleta. No entanto, ele pode ser feito até os 28 dias de vida.
"Quando há alteração, fazemos a busca ativa da criança para garantir um novo exame e, se necessário, iniciar o acompanhamento especializado”, destacou Francielle.
Representando o Ministério da Saúde no Amapá, Kelson Alves de Almeida elogiou a mobilização do estado e reforçou a importância da atuação integrada entre saúde, educação, assistência social e sistema judiciário.
"O teste do pezinho é o ponto de partida. Mas precisamos de um esforço coletivo para garantir que nenhuma criança fique sem assistência”, declarou Almeida.
Atualmente, o Amapá conta com 11 postos de coleta do teste do pezinho, distribuídos entre Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Pedra Branca, Itaubal e Mazagão. O Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá, é a principal referência do serviço, realizando coletas diariamente.
Teste do pezinho
A coleta consiste em uma pequena punção no calcanhar do bebê para retirada de sangue, que é enviado ao laboratório de referência em Brasília. O resultado sai, em média, em até 15 dias. Além dos bebês nascidos na maternidade, crianças de qualquer município podem ser levadas para realizar o teste no local. A intensão é que no segundo semestre deste ano, a rede seja ampliada com mais três novos postos previstos para fortalecendo a cobertura estadual.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Diário Oficial do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal