segunda, 26 de julho de 2021 - 13:00h
Jovens de 15 a 29 anos são público-alvo de vacinação contra o sarampo e gripe
Expectativa é atender pelo menos mil pessoas nesta faixa-etária e ampliar a cobertura vacinal, evitando novos casos das doenças.
Por: Anne Santos
Foto: Phillippe Gomes/Secom
Campanha acontece em Macapá nos dias 27 e 28 de julho.

Amapaenses de 15 a 29 anos que ainda não tomaram as vacinas contra o sarampo e o vírus influenza, causador da gripe, poderão imunizar-se, nos dias 27 e 28 de julho. A ação do Governo do Estado, através de uma parceria entre a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

A meta é vacinar pelo menos mil pessoas nesta faixa-etária. A ideia surgiu após a Sejuv realizar um levantamento e identificar que muitos bolsistas do Programa Amapá Jovem não tomaram as vacinas.

Na terça-feira, 27, a vacinação acontece na Escola Estadual Maria do Carmo, que fica na Avenidade Francisco Alves Corrêa, 2541, Jardim 2, na zona norte de Macapá. Já na quarta-feira, 28, é a vez da zona sul receber a campanha, na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, localizada na Avenida Feliciano Coelho, 117, bairro do Trem. Em ambos os locais, a imunização acontece das 9h às 12h.

Para tomar as vacinas, não é necessário fazer parte do programa Amapá Jovem, basta comparecer em um dos pontos de vacinação e apresentar um documento oficial com foto.

Para o secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, a ação é uma forma de incentivar que a juventude mantenha o esquema vacinal em dia.

"Jovens incentivam outros jovens. Por isso realizamos essa ação. Para que sejam exemplo e sensibilizem outras pessoas a se vacinarem. Quanto mais jovens com o esquema vacinal em dia, mais protegidos estarão", afirmou o gestor.

De acordo com a coordenadora de Imunobiológicos da SVS,Andrea Marvão, além de reduzir o risco dessas doenças, a vacina também é um reforço imunológico.

“Vamos melhorar a cobertura vacinal nessa faixa-etária para diminuir os casos de sarampo e, agora, com a liberação para toda a população, a partir dos 6 meses, conseguiremos atender os jovens, reforçando a imunidade deles com a vacina contra a influenza”, explicou a chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, 

Influenza

A vacina contra a influenza também é importante e deve ser realizada anualmente, pois o vírus está em constante mudança e propaga-se facilmente, assim como o novo coronavírus. Da mesma forma, a vacinação é meio mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A proteção contra a influenza é tão importante quanto contra a covid-19 e ajuda a reforçar a imunidade.

Os jovens precisam ficar atentos, pois o Ministério da Saúde orienta que tenha um intervalo de pelo menos 14 dias entre as doses da vacina contra a influenza e a vacina contra a covid-19.

Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio e a única maneira de evitar o sarampo é com a vacina. No Amapá, segundo a SVS foram confirmados 394 casos de sarampo somente este ano, por isso a importância de ampliar a vacinação contra a doença para evitar o aumento de casos.  Se você tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade, tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, é necessário completar o esquema vacinal tomando a segunda dose da vacina.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá