terça, 27 de abril de 2021 - 14:46h
Covid-19: pacientes recuperados celebram vitória contra o novo coronavírus
Somente no mês de abril, 289 pessoas receberam alta no Centro Covid-HU. Cada uma delas também é motivo de alegria para os trabalhadores da unidade.
Por: Karla Santos
Foto: Karla Santos
O socorrista Elielson Medeiros celebra a alta após passar cinco dias internado em leito intensivo.

Todos os dias, em média, seis pacientes recebem alta no Centro Covid do Hospital Universitário (HU), eles venceram o novo coronavírus e podem voltar para suas casas - a situação renova a esperaça dessas pessoas, de suas famílias e dos profissionais que se dedicam a cuidar de quem precisa.

Somente no mês de abril, 289 pacientes da unidade receberam alta. Um deles foi o socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Elielson Costa Medeiros, 41 anos, que deixou o Centro Covid na segunda-feira, 26. Durante seu tempo de internação, passou cinco dias em um leito intensivo. Após todo cuidado ofertado pelos profissionais, o trabalhador deixou o leito com a saúde restabelecida.

"Eu tive muita sorte porque recebi acolhimento de todos os lados. Moro sozinho e meus amigos me ´resgataram', e me acompanharam em todo esse processo. Aqui no Centro Covid HU, eu fui muito bem recebido e tratado por todos. Todo mundo foi muito atencioso. Eu percebia essa mesma atenção com os demais colegas de UTI. A equipe do HU, para mim, foi essencial e eu só tenho a agradecer a cada um deles", comentou o socorrista, que, após total recuperação, planeja voltar a trabalhar para ajudar nos esforços contra a Covid-19.

Outra paciente que recebeu alta foi Maria Pinheiro dos Santos, após passar seis dias na unidade intensiva do hospital. Para ela, a atenção ofertada pela pelos profissionais da saúde foi a chave de uma boa recuperação.

"A equipe do HU me deu muito suporte. Todos me ajudaram, me deram forças. É fundamental esse atendimento e eu atribuo minha recuperação rápida a atenção que recebi deles. A equipe é muito carinhosa", relembrou Maria.

O aposentado Aristides do Rosário, 76 anos, ficou uma semana internado em leito intensivo. Ao sair, o idoso não conteve a emoção e reconheceu o trabalho daqueles que o ajudaram no processo de recuperação. Para Aristides, o momento é de renovação de forças e da fé.

"A gente precisa acreditar que tudo vai dar certo. Agora é seguir em frente e manter o cuidado com a saúde", reforçou o senhor.

De acordo com o Censo elaborado pela unidade de saúde, a média de tempo de internação dos pacientes é de cinco dias. Para o enfermeiro e administrador do centro, Francisco Cardoso, cada alta representa a renovação da esperança da equipe técnica. Contudo, ele alerta que o momento ainda é de muita atenção.

"Sempre que um paciente se recupera, nós ficamos imensamente gratos. Cada alta renova nossas forças e nos dá mais gás para essa batalha. Estamos aqui para cuidar de quem precisa, mas é de extrema importância que a sociedade continue a seguir as medidas de prevenção contra a covid-19. Precisamos nos unir nessa luta", alertou o administrador do HU.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá