segunda, 27 de março de 2023 - 09:34h
‘A equipe teve todo o cuidado para atender minha filha até ela receber alta’, conta mãe de paciente da Operação Dr. Teles
A adolescente Carla Oliveira é uma das pessoas que recebeu o tratamento domiciliar oferecido equipe de profissionais do HE que compõem a estratégia.
Por: Cassia Lima
Foto: Cássia Lima
A jovem Carla estava emocionada em se despedir da equipe

A aposentada Edivalda Oliveira celebra a alta recebida pela filha Carla, de 17 anos,que possui síndrome de Down e faz parte do grupo dos pacientes do Hospital de Emergências (HE) atendidos pela Operação Dr. Teles, do Governo do Estado. A estratégia permite a conclusão do tratamento em casa, sob acompanhamento de uma equipe multiprofissional formada por técnicos, enfermeiros, médicos e farmacêuticos.

Carla deu entrada no HE dia 15 de março com uma alergia grave acompanhada de infecção. Após cinco dias de tratamento, o hospital optou por incluir a adolescente na Operação Dr. Teles, para que ela recebesse os cuidados em sua casa, no bairro Araxá, zona sul da capital.

Edvalda conta que a atenção da equipe com a paciente foi um diferencial para concluir o tratamento e até ajudou a garota a lidar com o medo de seringas e agulhas. Após alguns dias de cuidado, os exames já apontavam uma significativa melhora, por isso, ela recebeu alta, um momento que emocionou toda a equipe.

“Eles tiveram muito cuidado, conversaram demais com ela e foram atenciosos. Sou muito feliz pelo tratamento que ela recebeu. Hoje, ela já toma medicação tranquilamente e sempre abraça a técnica”, disse a mãe da garota.

De acordo com a enfermeira que faz parte da operação, Camila Dias, a alta médica é um momento muito aguardado por todos devido a melhora clínica das pessoas acompanhadas. Desde fevereiro, 28 pessoas atendidas pela Operação Dr. Teles já receberam alta.

“É muito gratificante ver um paciente bem e que pode voltar para sua rotina. Temos a sensação de dever cumprido com todos e isso nos motiva como profissionais”, destacou.

A maioria dos pacientes atendidos pela Operação Dr. Teles são adultos com casos de média e baixa complexidade, tais como, picadas de aranha, alergias, tuberculose e erisipela. Carla foi a única adolescente atendida pelo projeto até hoje.

Operação Dr. Teles
O projeto iniciou dia 11 de fevereiro com a seleção de pacientes de baixa complexidade que estavam no HE, com probabilidade de alta hospitalar. Eles receberam autorização médica para serem acompanhados a domicílio por uma equipe multidisciplinar do próprio hospital.
Os pacientes são avaliados previamente para ingressarem no programa conforme quadro clínico. O planejamento do Governo do Estado tem duas equipes para atendimento a domicílio, que trabalham em dois turnos.

Dr. Teles
O nome do programa homenageia Antônio Pinheiro Teles, médico que fundou o Serviço de Nefrologia e a Residência Médica no Amapá. Ele se dedicou à saúde dos amapaenses até os últimos momentos de sua vida. Gostava de tratar os pacientes com muita atenção e era conhecido por ser “médico de cabeceira de leito”, ou seja, sempre muito próximo dos pacientes.
Ele faleceu em 4 de janeiro de 2017, vítima de um infarto. Logo após seu falecimento, foi homenageado com o nome da Clínica de Nefrologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL).