terça, 28 de janeiro de 2020 - 17:01h
Cerpis acolhe 100 novos pacientes para tratamentos físicos e emocionais
Ação faz parte da campanha Janeiro Branco. Medicina natural é opção para depressão e ansiedade.
Por: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues/Sesa
Os novos pacientes somam-se aos 3.449 que já fazem terapias na unidade.

A aposentada Maria Célia Braga, de 72 anos, é uma das 100 novas pacientes que foram recebidas pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis). O evento ocorreu nesta terça-feira, 28.

Maria Célia já havia procurado os tratamentos alternativos ofertados pelo Centro. Há alguns anos, ela teve que passar por procedimentos cirúrgicos no coração e teve como indicação de tratamento a medicina natural.

“Estou voltando por causa das dores nas pernas e articulações que têm incomodado bastante. Lembro que da primeira vez que estive fazendo tratamento, me senti muito bem e tive um resultado bem melhor do que com os remédios”, ressaltou.

Mas a aposentada dessa vez não veio sozinha, a filha dela, Katia Miranda, que acompanhou os avanços no tratamento da mãe e procurou o Cerpis para também buscar atendimento para aliviar as dores que sente.

“Sempre ouvi falar muito bem dos serviços que são oferecidos pelo centro e como já viria acompanhar minha mãe, também me inscrevi já que sinto praticamente as mesmas dores”, comentou Katia.

Os usuários participaram de uma palestra e da chamada “terapia do acolhimento”, que faz com que os usuários sintam-se mais à vontade para iniciar os tratamentos à base da medicina natural.

Para o diretor do Cerpis, Elziwaldo Monteiro, a opção pelo uso de práticas integrativas tem crescido.

“Fico feliz em ver a quantidade de gente que tem optado pela medicina natural para tratar dores que, muitas vezes, não são somente físicas, mas também mentais. São pacientes que a cada dia vem dispensando a medicina alopática, aquela que trata a doença com o uso de medicamentos, e optam por tratamentos naturais”, disse.

Os novos pacientes somam-se aos 3.449 que já fazem terapias na unidade em algum dos 33 tipos de tratamentos que são ofertados. Dente os atendimentos mais frequentes estão:

  • Acupuntura clínica
  • Terapia ocupacional
  • Cuidados com a coluna
  • Terapia da dor
  • Fisioterapia integrada
  • Pilates terapêutico

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá