segunda, 24 de dezembro de 2018 - 09:29h
Hemoap reforça campanha de doação de sangue no período das festas de fim de ano
Instituto funcionará em horário normal nas vésperas de Natal e Ano Novo, de 7h30 às 12h; quantitativo de bolsas costuma cair de 100 para 70 doações diárias.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Karol Levy/Sesa

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciou a campanha "Seja você o melhor presente. Doe Sangue". O objetivo é conscientizar a população a doar sangue neste período de festas de fim de ano, uma vez que o fluxo de doadores diminui e, consequentemente, há uma queda de 30% no estoque de bolsas de sangue.

De acordo com o diretor-presidente do Hemoap, Sávio Ferreira, as pessoas que já são cadastradas no instituto serão acionadas via telefone para participarem deste momento e, os novos doadores serão captados através da divulgação da campanha na mídia.

Ferreira aponta que além das festas de fim de ano, outros fatores que contribuem para a diminuição das doações, é o período de chuvas e férias escolares. “Com o clima e diversas formas de entretenimento, temos poucas pessoas que procuram a unidade”, constatou o diretor-presidente do Hemoap dizendo que o quantitativo de bolsas costuma cair de 100 para 70 doações diárias.

Sávio ainda alerta para a importância de o doador de sangue não ingerir comidas gordurosas e bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antecedentes à doação. Duas horas antes e depois também não é recomendado fumar. Também é necessário que a pessoa tenha dormido, no mínimo, 6 horas. E no dia de doar sangue esteja bem alimentado e com o peso acima de 50kg. 

A idade recomendada para doar sangue pela primeira vez é de 16 a 60 anos, no caso de menores de idade é primordial que estejam acompanhados dos responsáveis. Após tornar-se um doador de sangue, a pessoa poderá fazer este ato até os 69 anos de idade.

Além dessas recomendações, as pessoas recebem orientação nutricional para saber qual a forma certa de se alimentar e cuidar da própria saúde, além de outras assistências que vão detectar se a pessoa está apta para ser tornar um doador de sangue.

O horário de funcionamento do Hemoap para doação de sangue é de 7h30 até as 12h de segunda a sexta-feira. Nos dias 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano Novo, respectivamente, o instituto terá funcionamento normal.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá