quinta, 26 de janeiro de 2023 - 19:38h
Pacientes ortopédicos do Zera Fila já aguardam alta
Pacientes ortopédicos do Zera Fila já aguardam alta
Por: Da Redação .Colaboradores: Jamille Moreira
Foto: Gabriel Maciel
Para executar o programa Zera Fila, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dobrou o quantitativo de material especializado.

O mutirão do Governo do Estado para zerar fila de cirurgias ortopédicas já contabiliza, em três dias de funcionamento, a operação de 18 pacientes. Na sua maioria, os procedimentos cirúrgicos se deram em virtude de acidentes domésticos e de trânsito.

No primeiro dia (24), a equipe de cirurgiões do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) realizou cinco cirurgias, sendo três de tíbia, uma de quadril e uma de osteossíntese (procedimento que implanta placas ou pinos em traumas causados por acidentes).

Já na quarta-feira, 25, mais 8 cirurgias foram realizadas, sendo duas de fêmur, duas de tíbia, uma de punho, uma de braço, uma laparotomia e uma retirada de pinos, que geralmente são usados com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida.

Nesta quinta-feira, 26 de janeiro, mais 5 cirurgias foram executadas, dessas uma foi de fêmur, uma de joelho, uma de tornozelo, uma de braço e uma de punho.

Das 18 pessoas que realizaram o procedimento cirúrgico 9 são homens e 9 são mulheres, todos estavam internados no HE aguardando o procedimento. Os pacientes foram transferidos para operar no Hcal e, agora, seguem no hospital para o cumprimento do pós-operatório.

Para executar o programa Zera Fila, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dobrou o quantitativo de material especializado como órteses e próteses, além de realizar o abastecimento do centro cirúrgico com medicação e correlatos, organizar as salas de atendimento e mobilizar equipes multiprofissionais. Nas próximas semanas mais 3 salas cirúrgicas serão equipadas no Hcal para aumentar a capacidade diária da unidade de saúde.

Zera Fila

Programa que integra o plano de governo desta nova gestão, o Zera Fila promove a realização de cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são consideradas de urgência. A medida foi adotada em função da alta demanda desse tipo de serviço, que, ao fazer o paciente aguardar vaga para o procedimento no Hcal, provoca, em muitos casos, a ocupação de leitos e corredores do HE de Macapá por um tempo prolongado.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá