quarta, 25 de janeiro de 2023 - 11:34h
Em menos de um mês, Governo do Estado já revitalizou mais de 20 espaços no Hospital de Emergências
Já foram reformadas duas salas de medicação, salas de curativos e de coleta, recepção do laboratório, sete banheiros, sete enfermarias e dois repousos médicos. Intervenções seguem em todo o prédio.
Por: Cássia Lima
Foto: Gabriel Maciel/ José Baía
Melhorias já podem ser vistas em toda a estrutura física do prédio.

O Governo do Amapá intensificou na última segunda-feira, 23, as obras do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz (HE), no centro da capital. A unidade hospitalar já recebeu revitalização e reforma em mais de 20 espaços e melhorias já podem ser vistas em toda a estrutura física do prédio.

Desde o início do mês até esta segunda-feira, já foram reformadas: duas salas de medicação, uma sala de curativos, recepção do laboratório, sala de coleta, sete banheiros, sete enfermarias e dois repousos médicos.

Atualmente, três frentes de trabalho ocorrem no HE, duas na parte interna com reformas e reparos em paredes, pisos, revestimentos, energia elétrica e mobiliário; e outra na área externa que contempla a nova entrada, fachada e recepção do hospital.

Ainda estão em obras: a sala de análise e repouso médico do laboratório, rampa de acesso ao segundo piso, paredes internas e externas do primeiro andar. Estão acontecendo a troca de fiação elétrica do primeiro andar e reparos nos banheiros do hospital.

Antes das intervenções:

“O trabalho avança todos os dias com cautela porque é um ambiente em que pacientes estão em tratamento ou internados. Entretanto, a cada dois dias realizamos melhorias em algum ponto do hospital e, nos próximos dias, queremos finalizar a entrada principal”, enfatizou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Serviços realizados

Desde o início das obras, além da parte física, já foram instaladas mais de 36 novas centrais, além de limpeza e manutenção de outras 28. O prédio também recebeu troca e instalação de 58 lâmpadas, trocas de calhas, colocação de janelas, instalação de bebedouros, televisor, sistema de som na recepção e compra de diversos insumos e medicamentos.

Antes dos reparos nos banheiros:

Logo na recepção, já é possível identificar novas cadeiras, sistema refrigerado, sistema de som para a chamada dos pacientes e identificação por meio de pulseiras do Protocolo de Manchester, para organização do atendimento. 

As reformas contemplam pintura, troca de tomadas, interruptores, troca de vasos, torneiras, tampa de descarga, fechaduras, lâmpadas, forro PVC, divisórias, películas, porta de entrada, molas de portas, mesas, cadeiras, colchões, poltronas, computadores, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, ar comprimido, fluxômetro.

Sala de curativos antes das obras:

Depois dos reparos:

Nos próximos dias, as obras avançam para a Sala de Trauma e o espaço de análise do laboratório. A meta do Governo do Estado é revitalizar todos os espaços do HE para trazer mais conforto aos usuários do hospital.

Mais leitos

Desde o primeiro dia de gestão, enfermarias e alas do HE passaram por obras, muitos espaços foram revitalizados proporcionando ampliação para 12 novos leitos. Isso proporcionou que muitos pacientes saíssem dos corredores para serem atendidos de forma mais digna. Além disso, os técnicos também organizaram melhor os insumos e medicamentos, o que resulta em mais qualidade no atendimento.

Nova entrada

O novo espaço terá ampliação da recepção, organização no fluxo de pessoas e veículos, revitalização da cobertura, acessibilidade, paisagismo e espaço para a segurança pública. A previsão é que as obras fiquem prontas até o fim deste mês.

Antes das intervenções:

Durante as obras:

A nova estrada busca dar maior comodidade, especialmente no acolhimento dos pacientes, com uma ampliação de consultórios e triagem. A proposta é dar mais conforto aos pacientes e acompanhantes e diminuir o tempo de espera na recepção do hospital.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá