segunda, 25 de maio de 2020 - 09:29h
Governo do Estado recebe primeiros equipamentos para HU
São 30 respiradores que fazem parte dos mais de 200 equipamentos que serão enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para estruturar a unidade.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues/Sesa
Secretário estadual de saúde, Juan Mendes, e superintendente do MS no Amapá, Roberto Bauer, receberam e conferiram a carga

Chegaram no início da noite deste domingo, 24, os primeiros equipamentos que farão parte da estrutura que está sendo montada no Hospital Universitário (HU), em Macapá, para o atendimento aos pacientes com Covid-19.

São 30 respiradores que fazem parte dos mais de 200 equipamentos que serão enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para estruturar a unidade. Um termo de doação do MS garante que garante que após o fim da pandemia os equipamentos continuarão no Amapá dando suporte à rede de alta complexidade estadual.

Segundo o secretário de Saúde, Juan Mendes, os respiradores vieram antecipadamente para que pudessem ser calibrados, instalados e testados de forma preventiva.

“Esses respiradores são importantíssimos para os pacientes com a Covid-19, porque eles são justamente equipamentos que fazem com que o paciente tenha um auxílio na sua oxigenoterapia", explicou.

Uma cooperação entre o Estado e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) permitiu a utilização de uma ala do HU para instalar 82 novos leitos - 32 intensivos e 50 clínicos.

A articulação para cessão do prédio foi feita pelo governador Waldez Góes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que também garantiu, junto ao Ministério da Saúde, profissionais, equipamentos e insumos para o local.

Avanços

O Governo do Amapá iniciou na semana passada a estruturação do Hospital Universitário com geradores, rede de água e tanque de gases.

Os 5 geradores instalados possuem capacidade para 500 litros de combustível cada, o que, em caso de queda de energia, dará uma autonomia de funcionamento de 6 a 8 horas para manter toda a estrutura que será disponibilizada na unidade.

A empresa contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para instalar a rede de gases medicinais, já instalou o primeiro tanque. O segundo está em andamento. A rede irá atender todos os leitos previstos para o Centro.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) já concluiu a interligação da rede de água do local e irá disponibilizar um reservatório móvel com capacidade para 30.000 litros.

O termo de uso do HU não envolve repasse de recursos financeiros pelo Estado e ficará disponível por três meses, podendo ser prorrogado.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá