sábado, 23 de março de 2024 - 13:48h
Governo do Amapá alcança mais de 90 escolas estaduais com orientações para prevenir a dengue
A ação está alinhada ao Plano de Governo, que busca ampliar as medidas de vigilância em saúde.
Por: André Silva
Foto: Eliseu Alves/Seed
Objetivos é que alunos se tornem multiplicadores e levem as informações até a famílias e a comunidade
 

O Governo do Amapá promoveu neste sábado, 23, o “Dia D de Combate à Dengue” em mais de 90 escolas estaduais, de forma simultânea, incluindo a capital, o interior, e regiões quilombolas e indígenas. A iniciativa busca conscientizar alunos, professores e comunidade sobre a necessidade da prevenção contra a doença. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que busca ampliar as medidas de vigilância em saúde. 

A unidade escolhida como polo da ação foi a Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, no bairro Cidade Nova, em Macapá. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) preparou uma série de atividades especiais, incluindo apresentações culturais e palestras informativas sobre cuidados com a saúde e higiene bucal. Integraram a ação a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Os alunos tiveram a oportunidade de expor cartazes com mensagens de prevenção, reforçando o aprendizado ao longo da semana, quando tiveram aulas dedicadas ao tema. A estudante Tamile Vitória, de 12 anos, reconheceu durante o evento que o melhor caminho para combater a doença é a prevenção. 

“É muito bom esse evento porque chama a nossa atenção para a prevenção da dengue. A gente está aprendendo a não deixar água parada em recipientes e a manter o quintal limpo”, pontuou Tamile.

O evento aconteceu de forma simultânea em escolas estaduais de Calçoene, Macapá, Mazagão, Porto Grande e Santana. A iniciativa, segundo a secretária de Educação, Sandra Casimiro, busca não apenas informar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, mas também estimular a participação ativa dos estudantes na promoção da saúde em suas comunidades. 

“Esse é um momento que acendemos o sinal de alerta e entramos em campo com nossos alunos e todos os profissionais da educação para esse grande movimento. Primeiramente de conscientização, limpeza, orientação e partindo para a prática. Nossos estudantes são grandes multiplicadores das boas ações e das boas práticas, por isso a força deles é importante para esse momento”, avalia Sandra.

Serviços de saúde

Como parte da ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ofertou para os estudantes musicoterapia, avaliação nutricional e odontológica, distribuição de kits de higiene bucal e orientações de saúde. Para a secretária Silvana Vedovelli, o “Dia D” reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública e a conscientização da população sobre a importância de adotar medidas preventivas no combate à doença. 

 “É um momento para que nossos alunos participem desse exército contra a dengue. Todas as escolas estão nesse movimento ,aprendendo a importância da limpeza dos quintais, do cuidado com suas casa e orientações para seus familiares. Os estudantes são fundamentais para esse movimento!”, enfatizou Silvana.

Para prevenir a doença a população precisa manter os cuidados com o quintal não deixando água parada e acumulada em recipientes como caixa d'água sem tampa, garrafas e calhas d'água.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Cássio Peterka, considera que a participação do aluno como agente multiplicador das ações de prevenção na comunidade é de extrema importância. 

“Importante que as crianças e jovens estejam envolvidos desde cedo no combate ao Aedes aegypti, que é o principal transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os alunos têm papel importantíssimo de não só fazer ação mas de replicarem isso para a comunidade”, disse o superintendente. 

Escola José do Patrocínio 

Os alunos da Escola Estadual José do Patrocínio, no bairro da Fazendinha, em Macapá, também participaram da ação e confeccionaram faixas para uma grande caminhada no estorno da escola, com o objetivo de chamar atenção da comunidade,

O estudante Alan Oliveira, 17 anos, conta que foi vítima da doença, por isso reconhece a importância da ação. “É uma alerta para as pessoas não deixar água parada, manter os quintais limpos, tirar os pneus velhos”, avaliou Oliveira.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2026 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá