quinta, 24 de maio de 2018 - 09:20h
Hemoap convoca doadores com tipos sanguíneos raros para repor estoque
Maior demanda é pelos tipos A-, A+ e O-. Hemocentro tenta fidelizar os doadores para manter a regularidade do estoque
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: André Rodrigues/Sesa
Ao fazer a primeira doação de sangue, a estudante Diana Penha afirmou que pretende se tornar uma doadora regular

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está convocando doadores para garantir o nível seguro de bolsas de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos considerados raros, como A-, A+ e O-, sendo que este último, além de ser raro, ainda é o doador universal e utilizado em casos de emergência antes que seja determinado o tipo sanguíneo do paciente.

Segundo o diretor-presidente do Hemoap, José Sávio Santos, a média diária de doação está em torno de 90 voluntários, quando o ideal seria de 120. “A fidelização de doadores é uma dificuldade nacional, mas temos muito a questão dos doadores pontuais, que são aqueles que fazem a doação para uma demanda específica, como a cirurgia de um familiar ou pessoa conhecida, e o nosso objetivo maior é fidelizar esses doadores de um modo geral, independente do tipo sanguíneo, estimular essa pessoa a vir ao hemocentro e se tornar um doador regular”, explicou Santos.

Outro fator que influencia na queda das bolsas de sangue é o índice de reprovação de candidatos a doadores. O balanço de 2017 mostrou que das 19.488 mil pessoas que foram ao centro doar, apenas 13.533 mil conseguiram realizar o procedimento, contra 13.800 mil em 2016.

Os principais motivos para a reprovação de doadores são: ter ingerido bebida alcóolica no dia anterior à doação, doador que vai em jejum, estar tomando alguma medicação, estar com algum problema de saúde recente, ter extraído um dente ou ter passado por algum procedimento cirúrgico recentemente.

Nesta quarta-feira, 23, a estudante universitária Diana Penha fez sua primeira doação e disse que pretende se tornar uma doadora regular. “Já havia feito uma promessa de ser doadora depois que a minha mãe passou por uma cirurgia e precisou de oito bolsas de sangue, mas vi que estavam precisando de sangue porque o nível estava baixo e resolvi me voluntariar para doar. Pretendo incentivar meus irmãos e outras pessoas a virem também, porque a gente nunca sabe quando vai precisar”, finalizou.

Doa Mulher

Nesta quinta e sexta-feira o Hemoap estará campanha “Doa Mulher”, com o objetivo de incentivar a doação entre o público feminino e manter o estoque preventivo de sangue na unidade.

As ações acontecem toda quinta e última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de incentivar a doação entre o público feminino e manter o estoque preventivo de sangue na unidade. Com o projeto, o Hemoap busca manter o percentual de doadoras mulheres preconizado pelo Ministério da Saúde, que estabelece 37% de doação feminina mensal.

Como ser doador de sangue

Para se tornar um doador voluntário, a pessoa precisa estar saudável, com mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos - menores de 18 somente com autorização dos responsáveis e maiores de 60 se já forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que a deixa inapta temporariamente.

Todo o sangue doado passa por um processo de segurança da qualidade do material, através de seis tipos de exames: HIV, Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas e HTLV.

O Hemoap atende à demanda de todo o Estado, é responsável por captar o sangue e distribuir tanto para os hospitais públicos quanto para os privados. A média de doação por dia é de 70 pessoas. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois a bolsa de 450ml doada passa por um processo de fracionamento, onde se extrai quatro componentes do sangue: concentrado de hemácias, o concentrado de plasma, plaquetas e o crioprecipitado.

O horário para as doações de sangue no Hemoap é de 7h30 às 12h. O Hemoap fica localizado na Rua Jovino Dinoá, esquina com a Avenida Raimundo Álvares da Costa, bairro Central, em Macapá.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá