terça, 23 de maio de 2023 - 11:09h
Amapá registra 207 crianças internadas por síndromes respiratória na rede pública
Dados foram atualizados até às 10h desta terça-feira, 23. A maioria dos casos estão concentrados no HCA e PAI, com 163 internações.
Por: Da Redação
Foto: Arquivo/Secom
São 36 crianças em leitos intensivos

O Amapá enfrenta um surto de síndromes respiratórias que tem atingido, principalmente, crianças menores de seis anos de idade. Até às 10h desta terça-feira, 23, o Estado contabilizou 207 crianças internadas na rede pública.

O levantamento realizado pelo Setor de Epidemiologia do Hospital da Criança e Adolescente (HCA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), contabilizou 163 crianças internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dessas, 36 estão em estado grave, ocupando leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital Vila Amazonas, unidade particular no município de Santana contratada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para receber pacientes, conta com 22 crianças transferidas do PAI, que seguem estáveis e internadas em leitos clínicos.

Na Maternidade Mãe Luzia, que atende crianças com até 28 dias de vida, são 14 internados em leitos clínicos. Já no Hospital Estadual de Laranjal do Jari, que atende a região Sul do Amapá, são 8 crianças internadas por síndromes gripais.

Desde o decreto de situação de emergência na saúde pública, no dia 13 de maio, foram registrados 6 óbitos de crianças vítimas de síndromes gripais, quatro de Macapá, uma de Pedra Branca do Amapari, e uma de Tartarugalzinho.

O Estado segue monitorando e adotando medidas para diminuir os casos graves de doenças respiratórias e estimula a população a manter a caderneta de vacinação atualizada. Até o momento, 49,55% da população está imunizada, de acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A meta do Governo é alcançar 90% de cobertura vacinal.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá