quarta, 23 de maio de 2018 - 08:42h
Contratação temporária de agentes de endemias está autorizada
Projeto de Lei que prevê a admissão de 349 profissionais foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 22. A proposta foi do governo estadual
Por: Elder de Abreu
Foto: Arquivocom
Agentes de endemias vão reforças as ações de prevenção nos 16 municípios do Estado

O Governo do Amapá já está em fase final de elaboração do edital que vai selecionar 349 profissionais para auxiliar no combate a endemias em todo o Estado. A contratação, de caráter temporário, foi autorizada – por unanimidade – pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), nesta terça-feira, 22.

Nos próximos dias, o governador Waldez Góes deve sancionar a lei que oficializa a admissão dos profissionais. As contratações dos profissionais, selecionados conforme as regras do edital, serão conduzidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

A previsão é que o edital entre em vigor dentro de um mês, segundo o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia. De acordo com ele, a seleção deve ser feita com análise curricular, que vai avaliar, entre outros critérios, a experiência profissional na área da saúde. Após a seleção, os 349 contratados passarão por qualificação para se tornarem agentes de endemias.

Mafalaia avaliou a importância da contratação. “Tivemos um inverno muito intenso e as chuvas ainda não pararam. Por isso, precisamos de muita mão de obra para as ações de campo, como controle do Aedes aegypti, com visitas domiciliares, busca ativa, borrifação, atividades que são primordiais para a redução dos casos de endemias, sobretudo da malária, que é a mais preocupante neste momento”, analisou o superintendente.

Números

Segundo a SVS, o Amapá apresentou 2.407 casos de malária no primeiro trimestre de 2018, uma redução de 5,72% em relação ao ano passado, quando houve 2.553 registros. O município de Porto Grande apresenta o número mais preocupante, com 533 casos. Em seguida, Santana, com 500 infecções

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá