sexta, 23 de fevereiro de 2018 - 10:43h
Sesa vai implantar controle de regulação em todos os hospitais
Técnicos de unidades do interior tiveram treinamento nesta quinta-feira, 22. Projeto já foi implantado no HE, Hcal e Hca.
Por: Elmano Pantoja
Foto: André Rodrigues

Nesta quinta-feira, 22, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), reuniu profissionais da área da saúde dos hospitais de Oiapoque e laranjal do Jari, para iniciar o processo de implantação dos Núcleos Internos de Regulação. A medida é para melhorar o controle de leitos, transferências, exames, cirurgias, entre outras coisas, de forma padronizada e transparente, em todos as unidades.

Atualmente, três unidades possuem o sistema de controle e regulação: O Hospital de Emergência (HE), o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e o Hospital da Criança e do Adolescente (Hca). Essas unidades receberam os núcleos prioritariamente por serem as principais do estado, atendendo a demanda de todos os municípios e de ilhas ribeirinhas do interior do Pará.

Segundo o coordenador de regulação, controle e avaliação da Sesa, Antônio Sergio Costa, a padronização da regulação de todas as unidades resulta na celeridade para que o paciente tenha acesso ao serviço que precisa.

"Um exemplo dessa necessidade podemos ver no HE, onde se acumulavam pacientes esperando por transferia para fazer uma cirurgia ortopédica no Hcal. É nesse meio campo que a regulação atua. Nesse caso, o sistema identifica a liberação do leito e já libara o encaminhamento para o usuário", explicou.

O primeiro passo foi treinar técnicos dessas unidades que ficarão responsáveis por fazer o gerenciamento dos núcleos. O sistema é todo informatizado, o que garante a transparência dos procedimentos que venham a ser realizados.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá