sexta, 22 de dezembro de 2017 - 10:38h
Suplementação de vitamina A auxilia na imunidade e saúde ocular de crianças até 5 anos
Governo do Amapá distribui semestralmente 2,5 mil doses para as UBSs nos municípios.
Por: Anselmo Wanzeller
Foto: Márcio Pinheiro/Sesa
A criança deve receber nova suplementação duas vezes ao ano.

Para aumentar a imunidade, auxiliar no processo de cicatrização e atuar na prevenção da cegueira noturna em crianças, o Governo do Amapá trabalha na distribuição semestral da vitamina A para as Unidades Básica de Saúde (UBS). Por isso, o Estado recomenda que pais de crianças dos seis meses a menores de cinco anos de idade (59 meses) procurem o serviço nas UBSs mais próximas da sua casa para que tenham acesso a um dos 2.500 frascos repassados aos municípios.

A suplementação é administrada por via oral, e é suficiente para garantir uma boa reserva hepática por um período médio de 6 meses. “Em razão desse prazo de efeito, a criança deve receber nova suplementação duas vezes ao ano”, ressaltou a coordenadora de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rosiane Pereira.

De acordo com o Ministério da Saúde, evidências acerca do impacto da suplementação com vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade apontam uma redução do risco global de mortalidade por diarreia e por todas as causas em crianças HIV positivo.

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005. Esse programa faz parte da Ação Brasil Carinhoso constante no Programa Brasil sem Miséria, que objetiva o combate à pobreza absoluta na primeira infância.

2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International