sábado, 18 de março de 2023 - 14:00h
Visita técnica estimula troca de experiências entre as fundações de Saúde do Amapá e Paraná
Equipe amapaense conheceu estrutura e modelo de gestão da instituição paranaense.
Por: Da Redação
Foto: Foto: Fundesa/Divulgação
Equipe amapaense visitou dois dos 14 hospitais gerenciados pela Funeas-PR

Uma equipe da Fundação de Saúde Amapaense (Fundesa) participou de uma visita técnica na última semana, para conhecer a estrutura e o modelo de gestão da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas) do Paraná, reconhecida nacionalmente por desenvolver e executar ações e serviços na área.

Recebidos pela direção da Funeas, a equipe amapaense conheceu a estrutura geral, as instalações, a funcionalidade interna da instituição e duas das 14 unidades hospitalares gerenciadas pela fundação.

O objetivo foi buscar experiências de assistência à saúde exclusivamente SUS (Sistema Único de Saúde), com processos de trabalho consolidados desde a regulação até a alta dos pacientes.

"Esta oportunidade de conhecer 'in loco' toda a estrutura e a operacionalização, nos permite compreender todo o método de transição dos serviços entre Sesa [Secretaria de Saúde] e Fundação, além de reafirmar a potencialidade da instituição com elaboração de estratégias visando resolutividade dos problemas existente", ressaltou Gizela Cezimbra, diretora-presidente da Fundação Saúde do Amapá.

Para Gizela, a finalidade de uma Fundação de Saúde fica evidente na gestão das unidades e serviços assistenciais, possibilitando o reordenamento estratégico e político da Secretaria de Estado da Saúde, na sua função de coordenar e gerenciar as políticas públicas de saúde em todo estado do Amapá.

"A Fundação de Saúde Amapaense propõe uma reforma da assistência hospitalar, com um sistema de saúde humanizado e resolutivo, desburocratizando a saúde, com a perspectiva de ampliação e inovação tecnológica na oferta dos serviços prestados à população", concluiu a gestora.