sexta, 20 de janeiro de 2023 - 08:52h
Para manter estoque de sangue, Hemoap convoca voluntários a fazerem doação
Hemocentro precisa de 60 doadores diários para manter estoque ideal. Saiba como doar.
Por: Cássia Lima
Foto: Gabriel Maciel
A preocupação maior é manter o estoque ideal para o período do Carnaval, onde a demanda aumenta significativamente.

Para atingir a meta de, no mínimo, 60 doações diárias, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) convoca os doadores de sangue e pessoas aptas a realizar a doação. A medida é necessária para manter o estoque suficiente às demandas dos hospitais do Amapá, especialmente em períodos como o Carnaval, que se aproxima. 

O diretor do Hemoap detalha que, atualmente, os dados mostram que há uma variação de 30 a 50 doações por dia. 

“Convidamos todos os nossos doadores cadastrados e aqueles que têm interesse em ser um doador, para que venham auxiliar. Necessitamos dessas pessoas para manter o estoque, especialmente neste mês de janeiro, que antecede o Carnaval, um período em que precisamos manter o estoque devido aos acidentes”, frisou o diretor do Hemoap, Eldren Lage.

“Qualquer pessoa que queira e possa doar é muito bem-vinda ao Hemoap. Enfatizamos o chamado para que toda a população se atente a importância deste ato de cidadania que ajuda a salvar tantas vidas”, completou.

Na casa de Sônia, o ato de doar sangue passou de uma geração para outra. Doadora há 10 anos, ela incentivou a filha, Graziely, a se voluntariar. A jovem garantiu que pretende voltar. 

“Sempre fui incentivada pela minha mãe, mas não tinha idade e nem peso, mas esse ano já preenchi os critérios e viemos. Estou muito feliz em ajudar e, com certeza, irei virar doadora contínua como a minha mãe”, disse a jovem.

A chefe do Serviço de Captação e Orientação Social do Hemoap (SCOS), Elmira Santos, reforça que a carência para todas as tipagens sanguíneas é constante, pois o hemocentro abastece as unidades hospitalares da rede pública e particular do Estado do Amapá.  

“Precisamos de todas as tipagens, há demandas para todas. Pedimos que as pessoas doem não somente de forma direcionada, mas também espontânea, como um ato de empatia”, declarou.

Critérios para doação de sangue

É necessário pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; estar em boas condições de saúde; não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis.

É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação. Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

Hemoap

O hemocentro fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, das 7h30 às 12h30. As doações de sangue podem ser realizadas por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp pelo número: (96) 98811-0200.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005 - protocolo.sesa.ap@gmail.com | secretariosesa@gmail.com
Funcionamento: Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 18h
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá