quinta, 19 de abril de 2018 - 09:17h
Governo incentiva a reativação dos Núcleos de Segurança do Paciente para a rede hospitalar
Nos núcleos são trabalhados seis protocolos básicos de segurança dentro dos princípios de uma assistência à saúde segura e de qualidade.
Por: Poliana Tavares
Foto: André Rodrigues
Núcleos estabelecem procolos que permitem um atendimento melhor e mais seguro aos pacientes

O Governo do estado está promovendo e estimulando o debate sobre a segurança do paciente, para que seja ampliando e fortalecido em todas as unidades de saúde, por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP), que funcionam com o objetivo de buscar melhorias da qualidade na assistência aos usuários, com ações para prevenir a ocorrência de incidentes, ou situações adversas que possam causar danos aos pacientes.

Dentro dessas perspectivas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reuniu os representantes do NSP de todos os hospitais do Estado para discutir as diretrizes e metas de reativação do serviço. A ideia é sistematizar as práticas assistenciais para evitar danos futuros aos pacientes, implementando protocolos de segurança e ferramentas de gestão de riscos nos hospitais.

De acordo com a superintendente de Atenção à Saúde da Sesa, Elioneide Monteiro, as unidades hospitalares estão se readaptando para disponibilizar o que existe de mais eficiente e moderno quanto ao tratamento e bem-estar do paciente. "O apoio da gestão e dos profissionais dos hospitais tem sido fundamental para reativação desse serviço, que garante, sobretudo, humanização, qualidade e segurança ao usuário da rede SUS", ressaltou a superintendente.

Nos núcleos são trabalhados seis protocolos básicos de segurança dentro dos princípios de uma assistência à saúde segura e de qualidade: a Identificação Correta do Paciente; Cirurgia Segura; Prevenção de Úlcera por Pressão; Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos; Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde e Prevenção de Quedas.

Para a representante do NSP do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), Silvana Rodrigues, cuidar da qualidade e saúde do paciente é essencial, para que ele tenha tranquilidade de ser corretamente atendido desde o momento em que entra até quando sai de um hospital. "A partir do momento que colocarmos os protocolos em prática, nós vamos conseguir monitorar e gerar indicadores de qualidade para a saúde do paciente", salientou Silvana.

Encontro Estadual de Segurança do Paciente

Está previsto para o dia 27 de abril, o I Encontro Estadual de Segurança do Paciente, quando será explanada a Política Nacional de Segurança do Paciente e desenvolvidas as três primeiras metas do programa do NPS, como identificação correta do paciente, melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e sobre melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, além de relatos e experiências do NSP do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal)

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá