terça, 16 de abril de 2019 - 16:00h
Sesa destaca principais avanços do projeto Ápice on
O projeto é desenvolvido no Hmml com o objetivo de aprimorar o ensino em obstetrícia e neonatologia de profissionais da saúde
Por: Jamylle Nogueira
Foto: André Rodrigues

Implementação do acolhimento de classificação de risco, cursos de capacitação, seminários e método canguru foram alguns avanços do projeto Ápice On, apresentados nesta terça-feira, 16, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para equipe técnica de servidores da rede hospitalar municipal e estadual. O objetivo principal desse encontro foi destacar a importância do projeto, apontar os principais desafios e soluções para o desenvolvimento de serviços humanizados e de cuidados com as mães, e bebês no pré e no pós-parto.

De acordo com a enfermeira e integrante do projeto Ápice On, do Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml), Eudecleice Felix, uma das metas do projeto é fortalecer a rede hospitalar estadual e municipal, através da capacitação de profissionais de saúde, tanto para os que já atuam na área, quanto para a comunidade acadêmica. Pois assim, estarão preparados para prestar uma assistência materna infantil completa e humanizada.

“A presença da equipe técnica dos municípios é de extrema relevância, pois o primeiro atendimento começa com o pré natal, que deve ser realizado nas Unidades Básica de Saúde (UBS), e quando é feita de maneira correta evita transtornos na gravidez, e trás maior segurança para a mãe e seu filho.  E sabemos que profissionais capacitados e a integração da rede estadual e municipal são primordiais nesse trabalho”, frisa a enfermeira.

Durante o encontro, o Secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt, ressaltou que o Ápice On conta com uma equipe multiprofissional totalmente engajada, que exerce um trabalho de excelência. “A equipe que desenvolve esse projeto é responsável por aprimorar o conhecimento dos profissionais da saúde, com o intuito de promover sempre melhorias para a população, principalmente mães e crianças que necessitam dos serviços da maternidade”, destaca Bittencourt.

O Projeto Ápice On é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e foi implantado no Hospital da Mulher Mãe Luzia (Hmml) em 2018, com o intuito de  qualificar profissionais da saúde nas áreas de atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual, saúde reprodutiva e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual. Além disso, o Projeto tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas de inovação relativas a esses temas.