quinta, 15 de outubro de 2020 - 19:45h
Mais Visão: Governo promove triagem no município de Santana para realização de cirurgias de catarata e pterígio
A etapa da triagem é um passo necessário para identificar se paciente de fato tem catarata ou pterígio e se é passível de cirurgia.
Por: Poliana Tavares
Foto: Makusuel Martins
A dona de casa Maria de Nazaré recebeu atendimento e sua cirurgia já está marcada.

Com um mês de atendimento o programa Mais Visão tem mudado a vida de milhares de amapaenses. Até o momento, a iniciativa já conseguiu recuperar a visão de mais de 2.500 usuários. Além da oferta do serviço na capital, o programa tem sido descentralizado para os municípios, nesta quinta-feira, 15, a cidade de Santana foi beneficiada com o serviço de triagem, onde os pacientes são submetidos em uma prévia avaliação, e depois referenciados para a estrutura dos Capuchinhos, para exames pré-operatórios e cirurgias.

A dona de casa, Maria de Nazaré, recebeu atendimento e muito esperançosa reforçou a alegria de poder voltar a enxergar melhor.

“Estou impressionada com a agilidade do atendimento, e hoje já saio daqui com a minha cirurgia marcada. Espero que tudo ocorra bem”, comemorou.

A etapa da triagem é um passo necessário para identificar se paciente de fato tem catarata ou pterígio e se é passível de cirurgia. Constatada uma das doenças, o paciente passará por exames pré-operatórios, e se estiver apto para fazer o procedimento, ele é encaminhado para a cirurgia.

O secretário de estado da Saúde, Juan Mendes, visitou o local e conversou com a equipe e pacientes. Ele reforçou a importância da ampliação do serviço para os munícipios, devido às dificuldades de locomoção de vários pacientes.

“O momento é muito salutar, porque estamos conseguindo desafogar uma demanda reprimida e garantir melhores condições aos pacientes do todo estado, assegurando, sobretudo, que os serviços de saúde cheguem com qualidade a esses usuários”, reforçou o gestor.

Mendes ainda comentou, que o processo de triagem do programa Mais Visão, já perpassou pelo município de Laranjal do Jari, Distrito de São Joaquim do Pacuí e agora Santana. Tão logo o programa chegará a Ferreira Gomes, Porto Grande, Calçoene e Amapá.

Uma estrutura foi montada com consultórios clínicos, salas e uma carreta completamente equipada para os exames pré-operatórios e três salas de cirurgia. Todo o espaço foi preparado de forma a respeitar as recomendações de prevenção contra a covid-19. Antes da cirurgia todos os pacientes passam pelo teste de covid-19. Até o momento já foram realizados 3.406 testes rápidos Sars-cov-2. Depois do procedimento recebem um kit com colírio e óculos escuros para o pós-cirurgia.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá