terça, 14 de janeiro de 2020 - 10:45h
Amapá tem a 2º melhor cobertura vacinal contra Influenza do Brasil
Foram mais de 190 mil pessoas imunizadas em 2019, de acordo com programa do Ministério da Saúde.
Por: Júlio Miragaia .Colaboradores: Alessandro Veloso
Foto: Nathan Zahlouth/SVS
Cobertura ultrapassou a meta e teve alcance de 101,8% somando os 16 municípios.

Com 194.794 pessoas imunizadas em 2019, o Amapá conquistou o segundo lugar no ranking brasileiro de cobertura vacinal contra Influenza (gripe). O levantamento é do Ministério da Saúde.

De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), o resultado total superou a meta de vacinação – a população a ser vacinada era de 191.192. A cobertura representa 101,8%.

O Amapá ficou atrás do Amazonas, que antecipou a campanha de vacinação e teve cobertura de 103%.

Em maio do ano passado, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) fez a distribuição de  213,7 mil doses dos imunobiológicos para as prefeituras municipais.

No Dia Nacional de Mobilização, ainda em maio, a campanha em Macapá foi reforçada com um posto de vacinação no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, os Capuchinhos.

O que é Influenza

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor no corpo, e tosse seca.

Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

São mais vulneráveis ao vírus:

• Idosos
  • Crianças
  • Gestantes
  • Pessoas com doenças crônicas (diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência)

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.