quarta, 14 de fevereiro de 2018 - 16:48h
Pacientes da psiquiatria do Hospital Alberto Lima fazem bloco de carnaval
Iniciativa procura humanizar atendimento e mostrar que é possível festejar de forma saudável.
Por: claudia cavalcante
Foto: arquivo sesa
Muita animação e marchinhas marcaram o bloco de carnaval formado por servidores e pacientes do setor de psiquiatria do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), na sexta-feira, 9.
Embalados pelas músicas, os foliões escolheram o nome “Mil Graus” para o bloco carnavalesco. Todos os cartazes e adereços, que tiveram como tema o circo, foram confeccionados pelos próprios pacientes.
 
“O primeiro objetivo é humanizar e proporcionar divertimento o máximo possível. Nós temos alguns pacientes que não tem a oportunidade de ter essa comemoração fora do hospital. Então, a gente busca levar essa alegria aqui dentro da unidade”, explicou a terapeuta ocupacional Mayara Souza.
 
Também participaram da festa pacientes que não estão internados e fazem tratamento externo. Para a terapeuta ocupacional, o importante é mostrar que é possível participar do carnaval de forma saudável, sem a presença de álcool ou drogas.
 
Além do carnaval, os pacientes sempre celebram outras datas comemorativas, como páscoa, festa junina e natal.
 
Atendimento psiquiátrico
 
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já está adequada às novas resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) quando o assunto é atendimento psiquiátrico. Após avaliação do médico plantonista, feita no Hospital de Emergências (HE), o paciente que apresenta problemas mentais deve ser encaminhado em até 72 horas ao setor especializado do Hospital de Clínicas Alberto Lima.
 
Além do Hcal, a rede estadual de atendimento possui ainda os Centros de Atenção Psicossocial Casa da Gentileza (CAPS) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá