terça, 11 de fevereiro de 2020 - 09:30h
GEA distribui 72 mil preservativos para o período de carnaval
Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a gravidez precoce são os alvos principais das ações de educação em saúde.
Por: Alessandro Veloso .Colaboradores: Nathan Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth
Bloco da responsa na Banda em 2019

Governo do Amapá vai intensificar os serviços públicos de saúde, vigilância e prevenção com trabalhos de orientação, atendimento e fiscalização durante a quadra carnavalesca.

Para isto, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) – órgão estadual – vai distribuir, nos 16 municípios do Amapá, 72 mil preservativos masculinos e 4 mil lubrificantes íntimos, aproximadamente. O aporte foi repassado pelo Ministério da Saúde.

Na capital do Estado, Macapá, a distribuição será descentralizada, mas um dos eventos que concentrará as ações será a passagem do Bloco “A Banda”, que costuma reunir milhares de foliões.

Operação carnaval

A operação carnaval correrá com o envolvimento de vários órgãos. As ações terão como tema ''respeito e alegria pra cair na folia'', com foco na prevenção, fiscalização, educação em saúde e orientação.

Essas atividades fazem parte do chamado “Bloco da Responsa”, do Governo do Amapá, que movimentará conjuntamente a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres, o Instituto de Hemoterapia do Amapá (Hemoap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Museu Sacaca, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Meio Ambiente, além da própria SVS.

Educação em saúde

Um dos temas que surgem devido ao carnaval é a gravidez precoce. O chefe da Unidade de Doenças Transmissíveis, Gabriel Miranda, reforça a importância da educação em saúde.

“As adolescentes precisam ter mais acesso à informação e aos métodos contraceptivos. Também precisam estar cientes das responsabilidades e consequências relativas à vida sexual, existem diversas consequências na ocorrência da gravidez precoce; físicas, psicológicas e socioeconômicas”, pondero o técnico.

Previna-se

O alerta vale para a vida inteira, mas é nesse período do ano que as campanhas de prevenção se intensificam e os médicos reforçam a necessidade dos preservativos.

Por isso deve-se salientar que, além da prevenção, a realização do exame para diagnosticar as infecções sexualmente transmissíveis (está disponível na rede pública de forma rápida e gratuita), também é fundamental.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá