quarta, 11 de janeiro de 2023 - 09:30h
Governo do Amapá reforça uso obrigatório de máscaras em unidades hospitalares
O Equipamento de Proteção Individual deve ser usado por todos os profissionais, pacientes e acompanhantes.
Por: Cássia Lima
Foto: Gabriel Maciel
Item ajuda a prevenir covid-19 e outras doenças virais.

O Governo do Amapá reforça o uso obrigatório de máscaras em unidades hospitalares de todo o Estado, especialmente aos acompanhantes de pacientes. A orientação do equipamento de proteção individual (EPI) foi recomendada no Decreto 072, no dia 6 de janeiro, que estabelece a utilização de máscaras em repartições públicas, transporte coletivo, unidades hospitalares e em locais fechados com aglomeração de pessoas e que possam resultar na proliferação da Covid-19.

“É fundamental o uso de máscaras por todos, principalmente os acompanhantes que transitam dentro e fora do hospital. É necessário pelo risco da Covid-19, mas também de outras doenças”, frisou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

A recomendação é fundamentada no Parecer Técnico-Científico do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP). O documento destaca, que a média móvel dos casos de covid-19 caiu de 27,14 para apenas 4 casos, o que representa uma tendência de diminuição de 85,26%.

A Secretaria de Estado da Saúde destaca que é responsabilidade de cada pessoa portar e usar a própria máscara, sendo o Hospital isento de fornecer aos seus pacientes e acompanhantes. Assim como, a troca do EPI deve ser regularizada com frequência.

Uso de máscara em ambiente hospitalar

As máscaras descartáveis podem ser trocadas no máximo em seis horas, assim como as feitas em tecido. A recomendação, para os ambientes hospitalares, é o uso do EPI tipo PFF2 ou N95, que tem proteção reforçada e um prazo maior de uso.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005 - protocolo.sesa.ap@gmail.com | secretariosesa@gmail.com
Funcionamento: Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 18h
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá