terça, 10 de janeiro de 2023 - 19:26h
Em obras: Hospital de Emergências tem nova entrada para pacientes
A entrada antiga passa por melhorias na parte elétrica e física, especialmente no telhado, calha, piso e sistema elétrico.
Por: Da Redação .Colaboradores: Cássia Lima
Foto: Gabriel Maciel/ Ascom Sesa
A mudança é importante para maior comodidade dos pacientes.

O Governo do Estado segue com o planejamento de melhorias para toda a rede hospitalar do Amapá. As obras já estão ocorrendo no Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE) e, por isso, houve alteração na entrada do prédio. Desde esta terça-feira, 10, a entrada para pacientes está ocorrendo pela Avenida Mendonça Júnior. A mudança é importante para maior comodidade dos pacientes.

Aos que forem procurar a unidade hospitalar, basta se direcionar para a entrada lateral, bem em frente à Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes. No local, existem profissionais direcionando os pacientes para o espaço de acolhimento. A única alteração foi a entrada do prédio, o espaço de triagem, consultório e medicação seguem no mesmo lugar. 

“Nós entendemos que estas mudanças podem gerar algum tipo de desconforto ao cidadão, mas esse trabalho é muito importante para que possamos garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes. Pedimos a compreensão de todos neste momento. Pois, em breve, teremos uma estrutura muito melhor para atender”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

A entrada antiga passa por melhorias na parte elétrica e física, especialmente no telhado, calha, piso e sistema elétrico. O projeto de melhorias do espaço já está em andamento para, em breve, ser devolvido com mais conforto, dignidade e qualidade para toda população amapaense.

Triagem

O fluxo da unidade não mudou. Todos os pacientes, ao chegarem ao Pronto-Socorro, são encaminhados para a Triagem, onde são avaliados por um profissional capacitado em qualificar o risco e gravidade de cada caso. Esse acolhimento busca identificar sinais e sintomas que indicam a urgência ou emergência no atendimento médico.

O Hospital de Emergências usa a metodologia internacional para classificação de risco por meio das cores, onde cada cor tem um significado:  vermelha indica emergência com alto risco de morte; laranja, casos muito urgentes; amarela, urgências moderadas; verde, urgências menores; e azul, não urgências.

Com base na classificação, é realizado o atendimento com médico, que avalia o paciente e passa, se necessário, exames e medicamentos. Em alguns casos, o paciente precisa ser medicado e retornar para avaliação. Em outros casos é necessário internação ou mesmo transferência para outras unidades.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005 - protocolo.sesa.ap@gmail.com | secretariosesa@gmail.com
Funcionamento: Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 18h
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2023 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá