terça, 12 de junho de 2018 - 08:58h
Unidade Mista de Ferreira Gomes tem 60% das obras concluídas
Governo vai transformar a unidade de saúde em uma clínica de especialidades, permitindo mais serviços e mais atendimentos à população
Por: Jamylle Nogueira
Foto: André Rodrigues/Sesa
Reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde é resultado de uma parceria entre o Governo do Amapá e a Ferreira Gomes Energia

A reforma e ampliação da Unidade Mista de Saúde (UMS) de Ferreira Gomes iniciou em outubro de 2017 e já tem 60% de suas obras concluídas. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados no último trimestre de 2018. Com a inauguração, a UMS será transformada em uma clínica de especialidades, com os serviços e atendimentos ampliados.

O projeto é uma parceria do Governo do Amapá com a Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes Energia, por meio de um dos eixos do programa de responsabilidade social da empresa. São investimentos em segurança pública, educação e saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Além da ampliação e reforma dos dois blocos já existentes, o projeto prevê a construção de mais um bloco e aquisição de novos equipamentos.

O primeiro bloco terá uma sala de estabilização, conhecida como sala vermelha, onde serão feitos os atendimentos de emergência e urgência; sala de radiologia, ultrassonografia, consultórios médicos e odontológicos. O segundo bloco contará para três quartos de pré-parto, parto natural e pós-parto, que atenderá mulheres grávidas classificadas como risco habitual; e o setor laboratorial. Já o terceiro será adaptado para um centro de reabilitação, com repouso feminino e masculino, sala de esterilização, entre outros. 

De acordo com a diretora da UMS, Soni Serra, a inauguração da clínica de especialidades é extremamente importante para a comunidade, pois, com o espaço ampliado, o paciente receberá um atendimento mais diversificado. “Com o espaço equipado e mais amplo, iremos oferecer um maior número de atendimentos de qualidade. Diferentemente das unidades básicas, faremos internação e uma assistência mais completa com especialistas”, explica a diretora.

O secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, ainda destaca que, com a entrega da clínica de especialidades, o número de leitos aumentará de 12 para 38. Além disso, a unidade também irá atender aos municípios vizinhos. “O centro trará para a população excelência no atendimento, além de gerar emprego e renda, pois haverá necessidade de contratar mais profissionais, e isto é um grande avanço”, reforça Calandrini.

Dentro do projeto de fortalecimento da saúde dos municípios, o Governo do Amapá também iniciou a construção do Hospital Regional de Porto Grande, uma unidade de alta e média complexidade que irá beneficiar também os municípios vizinhos como Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, dentre outros

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá