segunda, 12 de março de 2018 - 11:17h
Saúde lidera atendimentos na Ação Governo da Gente, no Macapaba
Foram mais de 7,8 mil atendimentos nos três dias de ação, em diversas especialidades, além de outros serviços.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja
Consultas com médicos especialistas foram a maior demanda de atendimento durante a ação

Desde o início da manhã de quinta-feira, 8, moradores do Conjunto Habitacional Macapaba, na zona norte da capital, tiveram acesso a serviços de saúde, oferecidos pela Ação Governo da Gente, na Escola Estadual Prof. Marly Maria e Souza da Silva. A programação foi encerrada às 12h deste sábado, 10, e contabilizou 7.897 atendimentos, uma média de 2.632 por dia.

A dona de casa Kelyanne Silva esteve três dias de ação e recebeu o atendimento em todas as especialidades que procurou. “Aproveitei a ação e fiz um checape completo. Me consultei com o clínico geral, fui com oftalmologista, fiz exames e trouxe meus filhos para serem avaliados com o pediatra. Vou precisar me consultar novamente; mas aqui mesmo já foi agendada a consulta para ao Hospital Alberto Lima”, ressaltou.

Para garantir o acesso dos moradores aos serviços, a Sesa disponibilizou 75 profissionais para fazerem triagem, aplicação de vacina, distribuição de medicamentos, testes rápidos, aferição de pressão arterial e consultas especializadas com pneumologista, geriatra, cardiologista, proctologista, gastroenterologista infantil, neurologista, oftalmologista, urologista, pediatra, psicólogo, ginecologista, dentista, fisioterapeuta, otorrinolaringologista, infectologista e clínico geral.

O quantitativo de atendimento foi acima do esperado, segundo o coordenador de gestão das unidades descentralizadas, Wenderson Ferreira. “Tínhamos uma estimativa de atendermos uma média de mil moradores por dia, mas só no primeiro dia foram 2.240. Mesmo com a demanda dobrada, tudo ocorreu bem. Os profissionais e insumos que trouxemos foram suficientes para a ação”, explicou.

Parte dos atendimentos foi destinada ao lazer, com massoterapia relaxante para os usuários, feita por profissionais do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis). A autônoma Jeisa Nascimento aprovou a ação. “Nunca tinha visto uma ação como essa, com três dias de atendimentos e tantos serviços sociais. Minha irmã, minha filha e eu, viemos nos dois últimos dias e foi ótimo. Saímos da massoterapia e vamos mais relaxadas para casa”, brincou.

Ação Governo da Gente

A ação foi coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) Além dos serviços de saúde, também foram ofertados atendimentos nas áreas de cidadania, administrativa e jurídica, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims); Secretaria Extraordinária de Políticas para Juventude (Sejuv); Defensoria Pública do Amapá (Defenap); Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM); Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete); Agência de Fomento do Amapá (Afap); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap)

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