segunda, 12 de março de 2018 - 11:31h
Governador dialoga com representantes dos deficientes físicos do Estado
Reunião no Palácio do Setentrião reforçou o comprometimento do GEA em melhor assistir este público.
Por: Eloisy Santos
Foto: André Rodrigues
Governador ouviu as necessidades enfrentadas pelos deficientes físicos e encaminhou soluções para os problemas apresentados

O Governo do Estado do Amapá (GEA) tem como prática contínua o diálogo, seja com sua equipe de governo e servidores, seja com a comunidade. Estes encontros possibilitam o direcionamento de políticas púbicas e ações em benefício de todos. Na quarta-feira, 12, o governador Waldez Góes recebeu, no palácio do Setentrião, representantes da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (Adefap) e do Conselho de Direitos das Pessoas com Deficiência do Amapá (Condeap).

Na ocasião, os representantes expuseram demandas urgentes inerentes às instituições e ao público por elas assistido. Dentre as pautas apresentadas ao chefe de Estado, estiveram o anseio por melhorias no transporte pertencente à associação, possível aquisição de cadeiras de rodas e próteses para este público, melhorias na acessibilidade em órgãos públicos e, ainda, assistência a projetos esportivos para cadeirantes e atletas do Estado engajados em segmentos como basquete, atletismo e outros.

Segundo Fernando Oliveira, presidente da Adefap, a entidade tem hoje aproximadamente 300 associados. Ele pontuou que a associação ficou desassistida pela gestão passada e exemplificou que o prédio e o micro-ônibus que a entidade dispõe hoje, só foram adquiridos mediante o empenho de Góes na sua gestão anterior.

“Ficamos desamparados pela gestão passada. O governador Waldez foi o único que se preocupou, em seus mandatos, em nos assistir. Neste encontro expusemos as dificuldades que enfrentamos com saúde, de mobilidade, e outros temas. A sensibilidade em nos ouvir e dar encaminhamentos às nossas demandas reforça o compromisso dessa gestão conosco”, frisou, complementando que almeja bons resultados daqui para frente.

O governador Waldez Góes, de imediato, anunciou aos representantes que acabara de assinar a lei que torna o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) uma autarquia, o que refletirá positivamente na vida destas pessoas. “Com isso, vamos melhorar muito a execução de projetos importantes e a política de reabilitação no Estado do Amapá, quanto à captação e outras ações, o que beneficiará muito os deficientes físicos e todos que necessitam desta assistência”, salientou Góes.

Outra demanda levantada pela Adefap e atenciosamente ouvida pelo governador foi a melhoria na acessibilidade em órgãos públicos. Ainda, o compromisso das secretarias de Estado que compõem o Conselho de Direitos das Pessoas com Deficiência do Amapá, principalmente quanto à assiduidade nas reuniões.

Góes, durante a reunião, contatou sua equipe de governo e deliberou que representantes das secretarias de Estado da Saúde (Sesa), da Inclusão e Mobilização Social (Sims), da Infraestrutura (Seinf), do Desporto e Lazer (Sedel), da Educação (Seed) e outras reúnam-se nesta sexta-feira, 14, com os representantes da Adefap e Condeap. “Os secretários irão até a associação para que sejam dados os devidos encaminhamentos que cabem ao governo quanto às pautas levantadas. Assim, reforçando o compromisso que temos na busca por melhorias a este e demais públicos”, destacou o governador.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá