terça, 08 de junho de 2021 - 12:00h
Programa Mais Visão chega aos moradores do Habitacional Macapaba
A expectativa do Programa é fazer a triagem de aproximadamente 1.500 pessoas nos próximos três dias.
Por: Karla Santos
Foto: Arquivo Sesa
Os atendimentos acontecem na Escola Professor Antônio Munhoz, no Habitacional Macapaba

Até a próxima quinta-feira, 10, o Programa Mais Visão, do Governo do Estado do Amapá, está realizando triagem dentro do Habitacional Macapaba, na zona norte de Macapá. O atendimento acontece na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz, e a expectativa é atender aproximadamente 1.500 pessoas nos próximos três dias.

Os médicos oftalmologistas estão avaliando os pacientes para verificar qual o procedimento indicado em cada caso, que pode ser cirurgia de catarata, pterígeo ou tratamento de retina. Após a triagem, o paciente sai já sabendo que procedimento vai fazer e o dia marcado para a cirurgia, no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos).

A ação, que está seguindo todas as medidas de proteção contra a covid-19, prioriza pessoas acima de 60 anos, independente de encaminhamento médico. O público com idade abaixo de 60 anos que tiver encaminhamento, não precisará passar por avaliação médica no local, segue direto para a marcação do procedimento.

De acordo com o coordenador geral do programa Mais Visão, Jacimone Siqueira, essas ações em pontos específicos da cidade estendem o atendimento a quem possui dificuldade de marcar consulta por conta da mobilidade nesta época de pandemia.

"Com a oferta de triagens no Macapaba conseguimos aproximar o serviço da população e, dessa forma, alcançar mais pessoas", completou o coordenador.

Para o policial militar, Antonio Brito, de 48 anos, a oferta do atendimento na localidade impulsiona muita gente a procurar o serviço e dar andamento ao sonho de enxergar bem novamente.

"Essa ação representa para mim a chance de melhorar minha visão, algo muito importante na minha profissão. Eu tenho pterígeo e saber que em breve estarei enxergando bem é uma satisfação", disse o militar.

 

Mais Visão

O Programa Mais Visão segue funcionando com a aplicação devida das medidas e protocolos de distanciamento entre os usuários, para evitar contaminação por Covid-19. Durante a segunda fase, que está em execução, a expectativa é realizar mais de 15 mil cirurgias e mais de 150 mil procedimentos oculares.

O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) e conta com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre e orçamento do Tesouro Estadual.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2021 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá