sexta, 09 de fevereiro de 2018 - 12:27h
Hemoap funcionará na segunda de carnaval e quarta-feira de cinzas
Medida se faz necessária para garantir o estoque de bolsas e o armazenamento de plaquetas que tem vida útil de cinco dias.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Ascom SESA
Funcionamento será de 7h às 12h30, durante os dois dias.

A quadra carnavalesca também é o período em que, pelas grandes aglomerações de pessoas e ingestão de bebidas alcoólicas, o fluxo de atendimento aumenta nos hospitais e, consequentemente, a necessidade de sangue. Para garantir um bom estoque durante o feriado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), funcionará na segunda de carnaval e na quarta-feira de cinzas.

Além do estoque de bolsas de sangue, a necessidade do funcionamento também é para manter um bom armazenamento de plaquetas, que é o hemocomponente com o menor tempo de vida útil - podendo ficar estocadas por até cinco dias -, sendo que também é o elemento mais usado por pacientes, especialmente, aqueles que estão com o quadro clínico agravado e em situação de emergência.

Nos dois dias, o funcionamento será em horário normal, de 7h às 12h30, para receber as doações. "O sangue é um importante componente que ajuda a salvar vidas, mas não é algo que se pode fabricar. Nós dependemos da doação voluntária da população neste período em que aumenta a necessidade nos hospitais", reforçou o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

No dia 1º de fevereiro, o Instituto lançou a campanha "Neste carnaval vista sua fantasia de herói e compartilhe seu poder", para incentivar a doação de sangue. Até o momento, a campanha atingiu 382 bolsas de sangue que foram captadas a partir da solidariedade dos voluntários. Desde o lançamento, 183 pessoas foram consideradas inaptas para fazer a doação, por isso, a importância de se ter a rotatividade de doadores.

Para ser considerado apto, o doador precisa atender a alguns critérios, como: ser uma pessoa saudável com mais de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18, só com a autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. A pessoa também precisa estar descansada e alimentada.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá