segunda, 08 de julho de 2019 - 12:07h
Manter as vacinas em dia é essencial para garantir uma viagem tranquila
Alerta é importante principalmente para os casos de quem pretende visitar outros países, já que alguns locais exigem certificado de vacinação.
Por: Claudia Cavalcanti
Foto: Márcio Pinheiro/Sesa
Vacinas são um meio de prevenir e até mesmo erradicar doenças

Ao planejar uma viagem, é essencial conferir documentos de identificação e passagens, mas, o que muita gente esquece, é que, dependendo do destino, é importante verificar, também, se a carteira de vacinação está atualizada, para evitar complicações e manter a viagem tranquila.

Com eficácia e segurança comprovadas, as vacinas são um meio de prevenir e até mesmo erradicar doenças, como é o caso da poliomielite no Brasil. As vacinas utilizam vírus ou bactérias inativas no organismo para estimular a produção de anticorpos.

As Unidades Básicas da Saúde (UBSs), gerenciadas pelas prefeituras, são responsáveis por disponibilizar as vacinas de forma gratuita para a população.

No caso das crianças, é necessário seguir as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que estabelece quais são as vacinas para cada etapa da vida dos pequenos. Os adultos precisam verificar a validade das vacinas, já que, na maioria dos casos, elas precisam ser tomadas com no mínimo 10 dias de antecedência para começar a fazer efeito no organismo.

As que merecem atenção especial são as vacinas contra sarampo, hepatites A e B e febre amarela.

O aviso é importante principalmente para os caso de quem pretende visitar outros países, já que alguns locais exigem que o visitante apresente o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que, no Amapá, pode ser retirado presencialmente no escritório da Anvisa, localizado no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre, ou pelo Portal de Serviços do Governo Federal. Além do documento de identificação, é necessário ter em mãos o comprovante de vacinação.

Para mais informações, incluindo a lista de países que exigem o CIVP, basta consultar o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.portal.anvisa.gov.br ou clicar no link.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá