segunda, 08 de julho de 2019 - 17:28h
Amapá adere a projeto do Ministério da Saúde para organizar o acesso à saúde especializad
O projeto tem como foco o fortalecimento da atenção básica e será implementado com apoio do Hospital Israelita Albert Einstein.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja/Sesa
Projeto será coordenado pela Sesa e contará com apoio técnico do Hospital Israelita Albert Einstein

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou, na manhã desta segunda-feira, 8, o Termo de Compromisso para adesão ao projeto "A Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde", do Ministério da Saúde (MS). O projeto tem como foco o fortalecimento da assistência prestada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos municípios do Amapá, de modo a torná-las mais resolutiva e menos onerosa à atenção especializada.

A medida faz parte da plataforma de Planificação da Atenção à Saúde, que busca reestruturar a rede de atenção a partir de processos de gestão e de trabalho, desenvolvendo habilidades e competências dos profissionais de saúde da rede. A ideia é garantir o acesso aos serviços com qualidade e continuidade aos usuários.


O projeto está sendo apresentado através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que prevê a adesão a todos os estados da Federação, pela necessidade de se ter uma atenção primária com melhor qualidade, para otimizar a utilização de recursos investidos na saúde.


As propostas de implementação serão discutidas nos próximos dias, através de oficinas, com representantes dos 16 municípios e apoio técnico do Hospital Israelita Albert Einstein. Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Eliane Heidemann, organizar a rede de atenção é importante, pois possibilita qualificar o atendimento e, também, otimizar os recursos aplicados no setor.


"Fortalecer a atenção básica para que ela seja mais resolutiva é algo primordial para a atenção especializada. Qualificando esse atendimento é possível organizar a rede, para que chegue apenas o que efetivamente não pôde ser resolvido no âmbito da unidade básica. Isso é importante para otimizar o acesso aos serviços a utilização de recursos na saúde", ressaltou a secretária.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá