sexta, 05 de maio de 2023 - 15:41h
Pela primeira vez, Hemoap oferta exame neurovascular para pacientes com anemia falciforme
Doppler transcraniano avalia o fluxo sanguíneo no cérebro para prevenir e identificar riscos de AVC. Antes era necessário se deslocar para fora do estado.
Por: Cássia Lima
Foto: Gabriel Maciel e Paolla Gualberto/Sesa
Exame é ofertado semanalmente

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) oferta, pela primeira vez, o exame de doppler transcraniano. O serviço, fundamental para prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pessoas com anemia falciforme e que só estava disponível fora do estado, agora é realizado semanalmente no Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal).

O doppler transcraniano é um exame específico de ultrassonografia, que analisa o fluxo de sangue das principais artérias para detectar a presença de doenças neurológicas, cerebrais e vasculares. Esse procedimento é indicado para uma avaliação cerebral rápida e não invasiva do paciente. A recomendação médica é que a frequencia desse exame para os pacientes falciformes seja anual.

A biomédica e diretora técnica do Hemoap, Hellen Bittencourt, explica que os pacientes falciformes têm maior risco de obstrução dos vasos sanguíneos e consequente restrição no fluxo de sangue, por isso, aumenta também a tendência aos derrames cerebrais, que podem causar sequelas neurológicas graves e até a morte.

“O doppler é capaz de detectar esse risco e nos ajudar a evitá-lo, trazendo maior bem-estar aos pacientes. Isso é um ganho na qualidade de vida deles e, também, no próprio tratamento que ocorre a vida inteira”, ressalta Hellen.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, caracterizada por alterações nos glóbulos vermelhos, que perdem o aspecto arredondado e flexível, adquirem forma de foice (por isso falciforme) e endurecem, o que dificulta o fluxo sanguíneo pelos vasos de menor calibre e, consequentemente, a oxigenação dos tecidos.

Atualmente, o Hemoap possui cerca de 140 pacientes com anemia falciforme cadastrados. Desse total, 38 estavam na lista do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para realização do exame fora do Amapá. A maioria são crianças e adolescentes, a exemplo da filha da técnica de enfermagem, Adriane Nascimento.

“Antes a gente tirava do próprio bolso para viajar, se hospedar e até pagar esse exame em outro estado. Agora vamos fazer aqui mesmo, sem custo nenhum e ainda agilizar todo o tratamento da minha filha. É uma grande vitória”, frisa Adriane.

De acordo com o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, a oferta do exame foi obtida por meio de cooperação entre o hemocentro e o setor de imagens do Hcal. “Esse exame é um grande ganho social para os pacientes com anemia falciforme. Nossa meta é ampliar ainda mais o serviço e, futuramente, conseguir que o exame seja realizado dentro do próprio instituto”, destacou o diretor-presidente.

Serviço

Para o paciente falciforme ter acesso ao exame, basta procurar o Hemoap e realizar o cadastro. O atendimento acontece de acordo com o cronograma de consultas e avaliações.

O hemocentro está localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá, Centro. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Outras informações e atendimentos podem ser feitos pelo contato (96) 98811-0200.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2026 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá