segunda, 08 de maio de 2023 - 09:48h
Garantia de direitos e defesa do SUS serão discutidos na 9ª Conferência Estadual de Saúde
Encontro com participação popular e do Estado será de 10 a 12 de maio.
Por: Alieneu Pinheiro/CES-AP
Foto: Erich Macias e CES-AP
Convocação para a plenária foi decretada pelo governador Clécio Luís
Fazer um diagnóstico dos problemas, e apontar caminhos para as melhorias é a proposta da 9ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá nos dias 10 a 12 de maio. O resultado com as demandas do Amapá será apresentado na 17ª Conferência Nacional, prevista para julho, em Brasília.

A convocação para a plenária foi decretada pelo governador Clécio Luís no dia 30 de janeiro. Com o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia", o evento é coordenado pelo Conselho Estadual de Saúde do Amapá (CES-AP), composto por 26 instituições dos segmentos trabalhador, usuário, e gestor e prestador.

As etapas municipais da Conferência já aconteceram nos 16 municípios e contaram com a participação de gestores e sociedade civil na elaboração de relatórios com as necessidades na área da saúde de cada localidade. Desses encontros, foram eleitos os delegados para a etapa estadual.

"Agradeço a todos que se empenharam na realização das conferências municipais. Por ser o período chuvoso no Norte, as viagens a alguns municípios foram difíceis, mas, conseguimos apoiar e ajudar esses municípios na realização de suas conferências” comentou o presidente do CES-AP, Kliger Campos.

O evento acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de ser um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Com a entrega dos relatórios municipais, iremos juntar essas informações em uma única proposta e assim, apresentá-la na etapa Nacional”, explica Campos.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser inseridas no próximo ciclo de planejamento do Governo Federal e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

As despesas com a organização e com a realização da Conferência são descontadas das dotações orçamentárias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Serviço

9ª Conferência Estadual de Saúde
Local: Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), na Rodovia Duca Serra, Zona Oeste
Horário: às 16h

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2026 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá