quinta, 06 de dezembro de 2018 - 10:52h
Centro de Reabilitação entrega 14 cadeiras de rodas para a Casa da Hospitalidade
Beneficiados são cadastrados no Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção; recursos para o programa são do Estado e de emendas.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Jamylle Nogueira/Sesa
Os responsáveis e cuidadores da instituição, receberam orientações de como realizar a manutenção dos equipamentos

Nesta quarta-feira, 5, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) entregou 14 cadeiras de rodas do tipo paraplégico, tetraplégico e para banho, na casa da Hospitalidade, no município de Santana. A iniciativa faz parte do Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL) do Ministério da Saúde, que além de beneficiar os pacientes do Creap, também alcança instituições filantrópicas, que acolhem pessoas com diversos tipos de deficiência.

Os acolhidos da Casa da Hospitalidade, receberam a equipe do Creap, com muito entusiasmo, através de apresentações de danças e palavras de agradecimento. Os 14 beneficiados são cadastrados no OPMAL. Os responsáveis e cuidadores da instituição, receberam orientações de como realizar a manutenção dos equipamentos.

“Todos os cadastrados, após receberem os equipamentos, são orientados sobre as maneiras certas de como conservá-los e manuseá-los. No momento do cadastro, solicitamos as medidas de cada pessoa, pois é importante que nossos cadeirantes sintam-se confortáveis”, afirma o diretor do Creap, Amaury Barros.

A entrega das cadeiras de roda, também enfatiza o projeto desenvolvido pela instituição, o qual leva os equipamentos até a residência das pessoas que não tem como se locomover até o Creap, em Macapá.

A coordenadora da Casa da Hospitalidade, Irmã Euni Sauganha, afirma que sempre são solicitadas as cadeiras de roda, porque a demanda é muito grande e a maioria dos acolhidos possui algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. “Sou muito grata ao Creap por fazer essas doações. Esse está sendo nosso natal antecipado, pois esses presentes são bem mais que bens materiais, eles são as pernas de nossos acolhidos”, declara.

O coordenador do Programa OPMAL, Honório Corrêa, disse que o Creap contribui com o fortalecimento da atenção à saúde da pessoa com deficiência. Por esse motivo, programas como OPMAL tem o objetivo de promover a inclusão social proporcionando para essas pessoas o direito de locomover-se de maneira digna.

“Através do desse programa, conseguimos propiciar a inclusão social, reduzindo assim a dependência da pessoa com deficiência física. Buscamos ampliar a atuação do programa para além das paredes deste centro, através das instituições, com o objetivo principal de oferecer qualidade na execução de suas atividades cotidianas”, reforça Corrêa.

A Casa da Hospitalidade fica localizada em Santana, e atende 90 acolhidos, entre crianças carentes, cadeirantes, idosos e pessoas com transtornos mentais. A instituição é mantida através de doações de entidades e população em geral. Para as instituições filantrópicas e todos que necessitam do OPMAL, é necessário comparecer ao Creap, com documentos pessoais e encaminhamento médico para que seja realizado o cadastro.

OPMAL

O Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção é financiado pelo Ministério da Saúde. Parte do recurso destinado à compra de materiais é do Governo do Amapá e de emenda parlamentar. No mês de outubro, a instituição recebeu cerca de 500 cadeiras de rodas motorizadas, padrão, de banho e outros equipamentos como próteses e órteses. Até então, a instituição já entregou mais da metade dessa demanda.

O objetivo do Creap é atender entregar todos os materiais para que, em 2019, os novos cadastrados já saiam com seus equipamentos imediatamente.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá