sábado, 05 de outubro de 2019 - 10:07h
Vacinação contra o sarampo começa na segunda, 7
Estado abasteceu municípios com mais de 76 mil doses da vacina tríplice viral. Campanha vai acontecer em duas etapas.
Por: Júlio Miragaia
Foto: Arquivo
Dia D para crianças de seis meses a menores de cinco anos será no dia 19 deste mês

O Governo do Amapá distribuiu aos 16 municípios 76.865 doses da vacina tríplice viral para a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que inicia na próxima segunda-feira, 7.

De acordo com a chefe da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Andréa Marvão, a expectativa é de que a campanha alcance a meta de cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

“O objetivo é interromper a circulação do vírus e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país”, falou a chefe da unidade da SVS.

O cronograma estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização divide a campanha em duas etapas. De 7 até 25 de outubro, a vacinação será ofertada a crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Dia D de mobilização dessa etapa ocorrerá em 19 de outubro.

“A priorização deste grupo na primeira etapa se deve a elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo”, destacou Andréa Marvão.

A segunda etapa da campanha será do dia 18 a 30 de novembro. Nesse período, a imunização é garantida a pessoas de 20 a 29 anos de idade. O Dia D de vacinação para esse público será em 30 de novembro.

Nesta etapa, foi priorizado o grupo de 20 a 29 anos, devido o número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Para vacinar contra o sarampo, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde em qualquer um dos 16 municípios.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

É recomendável que nas idades entre 1 e 29 anos cada cidadão tome duas doses. Entre 30 e 49 anos é preciso tomar apenas uma dose. 

Desde 1997, o Amapá não tem casos confirmados de sarampo.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá