quinta, 06 de fevereiro de 2020 - 12:42h
Estado prepara campanha de vacinação contra sarampo
A campanha é voltada para pessoas de 5 a 19 anos que não foram vacinadas ou com dose incompleta.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Alessandro Veloso - SVS
Foto: Nathan Zahlouth

Em conjunto com o Ministério da Saúde, o Governo do Amapá organiza a campanha de vacinação contra o sarampo, que iniciará em todos os municipios do Estado no próximo dia 10. O objetivo é imunizar jovens na faixa etária de 5 a 19 anos. A vacinação será feita de forma seletiva para pessoas não vacinadas ou que estão com esquema incompleto.

A vacina do sarampo é tomada em duas doses, a primeira é feita aos 12 meses (D1) e aos 15 meses (D2) de vida. As pessoas que não fizeram uso do iminobiológico ou tomaram somente uma dose, devem completar sua vacinação, mesmo adulto. Quem já tomou as duas doses não precisa mais. Mas, caso a pessoa não se lembre ou não consegue comprovar, deverá tomar as duas doses.

Veja o cronograma da campanha de vacinação contra sarampo de 2020:

 

A distribuição para os municípios é feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá, que adquiriu seringas para garantir a campanha. Segundo a chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andrea Marvão, vacinas e seringas foram distribuídas em todos os 16 municípios do Estado.

"Foram enviadas 31.056 doses da vacina para todo Estado", reforçou Marvão.

Contraindicações para vacinar.

Sensibilidade ou alergia (Anafilaxia) em vacinação prévia, imunodeficiência e crianças menores que 6 meses.

Precauções

A vacinação deve ser adiada em vigência de quadro de doenças agudas febris moderadas ou graves, após tratamento com uso de anticorpos (imunoglobulinas), transfusão de sangue e derivados e uso de drogas que inibam o sistema imunológico (imunossupressoras) ou quimioterapia.

Recomendações

Gravidez seja evitada por 30 dias após a administração da vacina. Caso seja aplicada inadvertidamente, não é indicada interrupção da gravidez, apenas controle e acompanhamento pré-natal.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2020 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá