sexta, 01 de novembro de 2019 - 12:21h
Servidores do Hcal tiram dúvidas sobre o regime de previdência
Palestra fez parte do IX Encontro dos Psicólogos do Hcal, alusivo ao Dia do Servidor Público, que também contou com música e ações de saúde.
Por: Elmano Pantoja
Foto: Elmano Pantoja
Arquivo SESA

 

Uma conversa sobre as novas perspectivas da previdência para o servidor público abriu o IX Encontro dos Psicólogos do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), nesta quarta-feira, em Macapá. O bate papo foi comandado pelo advogado especialista Lucivaldo da Silva, a pedido dos próprios profissionais, que ainda carregavam dúvidas sobre o assunto.

O evento também contou com outras temáticas voltadas ao servidor, como: as implicações da precarização no adoecimento mental; a relação do assédio moral e adoecimentos ocupacionais e; a saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a enfermeira Fátima Couto, abordar esses assuntos é importante, porque são os que mais abalam a saúde do profissional.

“Dentro de um hospital, poucas vezes, a saúde do servidor é foco de uma discussão, em virtude de a necessidade do paciente ser sempre algo mais imediato. É mais difícil, ainda, para quem está acompanhando um enfermo, entender que nós temos nossas limitações humanas, que, muitas vezes, são vistas como descaso, e, por isso, são motivos de ofensivas. Então, falar sobre a saúde do profissional, deve ser algo adotado como rotina”, falou a enfermeira.

Além de palestras, o encontro celebrou a passagem do Dia do Servidor Público, ocorrido em 28 de outubro. Para não deixar a data passar em branco, foi feito um acolhimento musical, com a Escola de Música Walkiria Lima, ações de saúde e momentos de lazer, com jogos e atividades em grupo.

“É um encontro para que o servidor possa ter, dentro dessa rotina corrida de trabalho hospitalar, um momento de cuidados para si. Sabemos o quanto a saúde exige de cada profissional, e poder proporcionar uma ocasião que reúne informação, entretenimento, cuidados e lazer, é muito bom”, disse a psicóloga Sandra Nunes, responsável pela organização do evento.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá