sexta, 29 de dezembro de 2017 - 09:52h
Com obra concluída, Maternidade da Zona Norte recebe visita técnica
GEA investiu mais de R$ 13 milhões na obra, que vai desafogar em 40% a demanda do Hospital Mãe Luzia.
Por: Tony Briam
Foto: Maksuel Martins
Com a Maternidade da Zona Norte em funcionamento, a demanda no Hospital da Mulher Mãe Luzia deve reduzir em cerca de 40%

Os ambientes da Maternidade Bem Nascer, na zona norte de Macapá, foram testados nesta quinta-feira, 28. Também foi feito o reconhecimento de todo o espaço onde serão realizados os partos normais e humanizados, centro cirúrgico para pacientes em risco, elevador e toda a parte elétrica e hidráulica.

Os testes e o reconhecimento da obra foram feitos durante visita técnica do governador em exercício, Papaléo Paes e os secretários de Estado da Infraestrutura, João Henrique Pimentel, e da Saúde, Gastão Calandrini.

Conforme explicou o secretário de Infraestrutura, João Henrique Pimentel, o projeto da Maternidade Bem Nascer foi corrigido, passando de Maternidade de Parto Normal para Maternidade de Risco Habitual. Com isso, foi necessário incluir no projeto novos espaços como, o bloco do centro cirúrgico e UTI neonatal, atendendo às normas exigidas pelo Ministério da Saúde (MS).

“O governo do Estado investiu diretamente mais de R$ 13 milhões para a construção da maternidade. As obras iniciaram em setembro de 2013, ainda no governo anterior, que fez o projeto errado. Então, a obra foi paralisada para fazermos adequações ao projeto, e isso atrasou a conclusão do hospital”, enfatizou Pimentel.

A maternidade terá mais 50 leitos que atenderão as salas de pré-parto, parto, pós-parto, centro cirúrgico e enfermarias, além de duas banheiras para o parto humanizado.

Papaléo Paes adiantou que a entrega da Maternidade de Risco Habitual vai aliviar em mais de 40% a demanda de atendimento do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML). “Futuramente, poderemos executar a reforma naquela unidade de saúde. Como médico e como gestor público, é com satisfação que vejo a melhoria da saúde do nosso Estado”, complementou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. FAB n° 069 - Centro. CEP: 68908-908. Macapá-Ap - (96) 2101-8551 - infosaude@saude.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2018 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá