sexta, 30 de outubro de 2020 - 15:44h
Saúde do servidor: Creap realiza mais uma edição do Projeto Reabilite-se
Trabalhadores do centro tiveram acesso a serviços como verificação da pressão arterial e testes rápidos para HIV, hepatites e sífilis.
Por: Janine Cruz
Foto: Maksuel Martins/Secom
Merian Ferreira é servidora do Creap e aprova o Projeto Reabilite-se.

Para promover a saúde física e emocional no ambiente de trabalho e valorizar a atuação dos servidores, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) realizou nesta sexta-feira, 30, mais uma edição do projeto Reabilite-se. A programação aconteceu pela passagem do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

Durante a ação, foram ofertados serviços de verificação da pressão arterial, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites. Além disso, houve abertura de prontuários, momento em que os servidores expõem suas queixas, doenças, para que posteriormente sejam atendidos pela equipe multiprofissional do centro

O projeto Reabilite-se surgiu da necessidade de promover saúde e qualidade de vida aos servidores, já que a rotina diária do trabalho os torna vulneráveis a adquirir estresse, tensão, entre outros problemas que merecem atenção. O coordenador de Reabilitação do Creap, Mário Gilberto Coimbra dos Santos, falou sobre a importância do projeto, principalmente no atual momento de pandemia.

"Nosso servidor tem sido muito exigido, devido a pandemia e como somos uma unidade de retaguarda, recebemos muitos pacientes com sequelas da covid-19. São sequelas respiratórias, reumáticas, neurológicas, motoras. E nosso servidor está sobrecarregado, no sentido de receber estas demandas que aumentaram. Estamos muito preocupados, não só pela saúde física, mas principalmente emocional. Por isso, esse cuidado de hoje para quem se dedica a cuidar", ressaltou Mário.

A técnica de enfermagem Merian Ferreira, servidora do Centro, falou da satisfação que o projeto traz para o trabalhador.

"Esse tipo de ação faz com que nos sintamos valorizados, pois estamos sendo cuidados pelo nosso local de trabalho. E esse projeto tem um olhar que cuida do cuidador, que somos nós, os colaboradores, e faz com que estejamos mais ativos ainda no trabalho", disse Merian.

O projeto Reabilite-se promove eventos voltados para a promoção da saúde, desde o início de 2019, sempre em datas comemorativas do Ministério da Saúde ou específicas como o Dia do Servidor e do Trabalhador.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SESA - Secretaria da Saúde
Av. Anhanguera, 265 - 68902-005
(96) 21018-551
sesa@amapa.gov.br | protocolo@saude.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá